Gripe A: e-book explica cuidados a ter com alimentação - TVI

Gripe A: e-book explica cuidados a ter com alimentação

água

Água e sumos devem ser muito consumidos por infectados com o vírus H1N1

Relacionados
Hidratação, através de água, chás, sumos naturais, leite e fruta e consumo de sopa são os principais conselhos de nutrição e alimentação dados por uma equipa da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) no livro electrónico «Alimentação em tempo de Gripe».

A ideia foi de Maria Daniel Vaz de Almeida, directora da FCNAUP, que surgiu da «eventual permanência em casa para prevenção do contágio» e da necessidade de explicar como os infectados com o vírus H1N1 devem actuar a nível de alimentação e nutrição, como explicou ao tvi24.pt.

«É fundamental manter o corpo bem hidratado», refere a docente. São aconselhadas várias bebidas que «não devem estar demasiado quentes, para que o doente não fique com mais calor e transpire ainda mais», salienta.

Em casos de falta de apetite, aconselha, o doente «deve fazer um esforço por se alimentar». Esta falta de apetite, é, para a nutricionista, uma das principais diferenças entre uma pessoa infectada e uma pessoa que se encontra saudável. «Aconselhamos a comer doses mais pequenas, mas a aumentar a frequência com o que come», salienta, alertando que este factor é «determinante» recuperação do doente.

O alerta é ainda maior para as pessoas «mais frágeis», como os doentes crónicos, que devem «evitar ficar desnutridas» para o combate à doença.

«A alimentação não previne o contágio», avisa, no entanto, a docente, salientando que uma pessoa bem nutrida «reage melhor à doença.

«Alimentação em tempos de Gripe» está disponível para download no site da faculdade.

Coordenado por Maria Daniel Vaz de Almeida, o «e-book» foi também realizado por uma equipa de docentes constituída por Bela Franchini, Cláudia Afonso, Patrícia Padrão e Cecília Morais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE