Jogo luso ensina a lidar com outras culturas - TVI

Jogo luso ensina a lidar com outras culturas

tecnologia

Objectivo é apresentar aos mais jovens outras realidades e aproximar os povos

Relacionados
O Instituto Superior Técnico, em colaboração com outras instituições europeias, desenvolveu um jogo de computador, direccionado para os mais jovens, com o objectivo muito concreto de proporcionar «treino intercultural». «Na realidade o objectivo é fazer sentir (ao jogador) o que sente a pessoa que não percebe a língua e levá-lo a reflectir sobre isso e daí ter mais empatia cultural», resumiu a investigadora do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC-ID) Ana Paiva, citada pela Lusa.

Os investigadores do INESC-ID, no TagusPark, Oeiras, criaram a dimensão cultural e a linguagem das personagens do jogo, ainda em protótipo, destinado a jovens com 13/14 anos. Testes feitos em Inglaterra, Alemanha e agora em Portugal mostram bons resultados na aplicação do projecto.

Ana Paiva afirma que «andamos a tentar descobrir coisas novas. Depois para passar para o produto final é preciso muito investimento, melhorar os gráficos, o comportamento e a interacção. Se calhar é preciso uma empresa de software de jogos a investir e a colaborar» Apesar de o jogo ter sido desenvolvido com financiamento da União Europeia para passar de protótipo para o produto final necessita sobretudo de «muito investimento».
Continue a ler esta notícia

Relacionados