Lino «leva» Redes de Nova Geração a zonas rurais - TVI

Lino «leva» Redes de Nova Geração a zonas rurais

Mário Lino

Abrem concursos públicos para as RNG no Norte, Alentejo e Algarve nos próximos dias

Relacionados
A importância do investimento nas Redes de Nova Geração (RNG) nas zonas rurais para combater as assimetrias regionais foi salientada esta quinta-feira pelo ministro das Obras Públicas, Mário Lino.

«Não queremos um país a duas velocidades», realçou o ministro. «Nem queremos uma modernização sem coesão social», acrescentou.

Mário Lino salientou ainda que as regiões do interior não podem ser excluídas do investimento que está a ser efectuado em Portugal nas RNG.

O governante discursou em Alandroal, distrito de Évora, durante a cerimónia de apresentação do concurso público para as RNG relativo ao Alentejo e Algarve.

De acordo com o que disse Mário Lino, citado pela agência Lusa, as zonas rurais da região Centro já tinham submetidas em Maio a um concurso idêntico.

O ministro garantiu que «nos próximos dias» serão feitos os mesmos procedimentos para o Norte e para as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

Através do investimento nas RNG , que consistem na substituição progressiva da rede de cobre por rede de fibra óptica, nestas zonas rurais, vão ser colmatadas possíveis falhas do mercado em 140 municípios portugueses, com o apoio de fundos comunitários.

O governante frisou que o investimento nestas infra-estruturas é «prioritário» e que «responde à crise e prepara o país para sair dela».

O concurso público apresentado esta quinta-feira, para a construção, instalação, financiamento, exploração e manutenção das RNG, envolve 36 municípios (27 do Alentejo, cinco do Algarve e quatro do Ribatejo, da zona de Santarém).
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE