Não tem emprego? Ligue-se à Internet - TVI

Não tem emprego? Ligue-se à Internet

Piratas informáticos

Meios digitais e internet podem ajudar jovens na procura de emprego

Relacionados
Os meios digitais e a internet podem ajudar os jovens a procurar emprego, tanto pelo contacto com empresas, como pela divulgação de pequenos negócios, uma oportunidade que 1.500 espaços internet em todo o país tentam promover.

As iniciativas desenvolvidas nos espaços internet para os jovens «estão relacionadas com a utilização das tecnologias de informação para criar um currículo, uma carta de apresentação, para a divulgação de um pequeno negócio através de um blog, ou para a integração através de redes sociais», disse hoje à agência Lusa uma especialista da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

A responsável pela equipa de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Sociedade do departamento de Sociedade de Informação da FCT, Elisabete Fei, falava a propósito de duas iniciativas de âmbito europeu, com o mesmo objetivo: promover a o combate à infoexclusão e a promoção da empregabilidade.

A Semana Europeia de Competências Digitais (e-Skills) e a Semana «Ligue-se à Internet» (Get Online) terminam hoje, mas a intenção é que as suas iniciativas se prolonguem por mais tempo, principalmente para os jovens e os idosos, para que aproveitem as oportunidades permitidas pelo acesso à internet.

No caso da e-Skills, «este ano, dada a atual conjuntura, o mote tem a ver com a empregabilidade dos jovens e foram promovidas iniciativas e ações através do uso das TIC para chamar a atenção dos jovens de que têm oportunidade de arranjar emprego se investirem nesta área», referiu Elisabete Fei.

«Dentro do Espaço Internet, os centros de inclusão digital são bem sucedidos no aspeto de dar oportunidades aos jovens», avançou a responsável, apontando igualmente a importância da «integração» dos idosos na sociedade da informação.

A internet «já começa a fazer parte do nosso dia-a-dia, por exemplo, na entrega do IRS ou na marcação de consultas e, neste ano do envelhecimento ativo, esta é uma faixa etária que tentamos dinamizar» para colmatar a «lacuna» tecnológica existente entre os mais velhos, para que não «fiquem para trás», salientou Elisabete Fei.

Os cerca de 1.500 espaços internet funcionam como «uma ferramenta privilegiada» para facilitar o acesso à internet, pois estão distribuídos por todo o país, normalmente têm alguém que pode ensinar a utilizar um computador e alguns programas.

«O que tentamos fazer na área de inclusão e iletracia digitais é dinamizar esta rede para estas áreas, não só alargar, mas também consolidar as atividades que têm vindo a ser desenvolvidas» através da reativação de protocolos, por exemplo, apontou a Elisabete Fei.

Os espaços internet são geridos por câmaras municipais, bibliotecas públicas, centros de emprego e formação e Centros Ciência Viva.

Com o tema «Competências Digitais: há um emprego à sua espera», a Semana Europeia de Competências em TIC foi lançada pela Comissão Europeia e teve a adesão de cerca de 40 países.

A Semana «Ligue-se à Internet» promoveu a inclusão e a literacia digitais na Europa, fomentando o acesso dos cidadãos à Internet, em especial daqueles que não são seus utilizadores regulares.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos