Redes sociais e mensagens electrónicas substituem postais de Natal - TVI

Redes sociais e mensagens electrónicas substituem postais de Natal

Facebook - Idade Maior

Telefonemas e SMS ficam para a família e os amigos mais chegados

Os tradicionais postais de Natal, telefonemas ou SMS contam actualmente com a concorrência das redes sociais e das mensagens electrónicas, que conquistam cada vez mais adeptos, sobretudo entre a população mais jovem, que destaca a poupança que a Internet possibilita.

Vários portugueses ouvidos pela agência Lusa nas ruas de Lisboa, na véspera do Natal, admitiram que recorrem cada vez mais às redes sociais, como o Facebook ou o hi5, para desejarem as boas festas aos que lhes são mais queridos. Cada vez mais os postais electrónicos ganham fãs e a carteira agradece.

Porém, quase todos os entrevistados destacaram que continuam a telefonar ou a enviar SMS para a família e para os amigos mais chegados, aproveitando a Internet para comunicar com a restante rede de contactos. E a maioria disse que nestes dias marcados pela quadra natalícia o valor gasto em chamadas e em mensagens ultrapassa largamente a média anual.

Claro que ainda há muitos portugueses que continuam a seguir a tradição do envio de postais de Natal pelos correios. E são mais ainda os que tardam em aderir às novas tecnologias, com maior incidência nos mais velhos.

Entre os jovens, não há dúvidas que os SMS são a forma de comunicação mais popular e não é difícil encontrar um grupo de amigos em que todos têm um telemóvel sempre à mão, pronto para disparar os votos de boas festas.

Nas redes sociais, proliferam os postais natalícios virtuais, mais ou menos imaginativos, mas que são uma forma simples, rápida e barata de comunicar.

E até em termos profissionais longe vão os tempos em que as empresas não prescindiam do envio de cartões natalícias pela via postal para os seus clientes, colaboradores ou rede de contactos, sendo cada vez mais comum o envio de postais electrónicos. Ou não estivessem os cortes de custos na ordem do dia.
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