Saiba o que pode fazer para ter uma Internet mais segura - TVI

Saiba o que pode fazer para ter uma Internet mais segura

Conjunto de iniciativas para assinalar a data

Relacionados
O Dia Europeu da Internet Segura celebra-se esta terça-feira, com o objectivo de alertar a população, principalmente as crianças e os jovens, para uma utilização segura da net e sem riscos, refere a Lusa.

Para promover uma navegação segura, são várias as iniciativas que se vão realizar em todo o país, desde acções de sensibilização em escolas do ensino básico e secundário, até actividades em espaços de Internet para população sénior.

Quer ter uma Internet mais segura? Siga os conselhos de Tito de Morais

A Microsoft, a Associação de Empresários pela Inclusão Social e o Millennium BCP promovem acções de sensibilização sobre o tema «Segurança na Internet», dirigida a crianças e jovens entre os 6 e os 15 anos, em 61 escolas do ensino básico e secundário, devendo abranger 4500 alunos.

As maiores ameaças da Internet

Ao longo da semana, várias escolas vão desenvolver também actividades, envolvendo alunos, professores e encarregados de educação, que contribuam para a utilização crítica, consciente e segura na Internet.

Os 1170 espaços de Internet espalhados pelo país vão receber acções de sensibilização e informação destinadas à população sénior e juvenil.

O Instituto Português da Juventude e a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação organizam o «Happy Day Internet Segura» nas lojas Ponto Já, iniciativa que consiste em sessões individuais para jovens e educadores com o objectivo de alertar, informar e consciencializar para uma utilização responsável e segura da Internet.

Uma conferência para debater a forma de lidar com as imagens que circulam online e, consequentemente, com as questões de privacidade em ambientes digitais vai também decorrer em Lisboa para assinalar a data.

Cuidado com as fotografias enviadas por telemóvel

Organizada pela Plataforma Internet Segura, a iniciativa contará com a presença de representantes de operadoras de telemóveis, de motores de busca da Internet e da Polícia Judiciária e do responsável pelo site Miúdos Seguros na Net.

O CERT-IPN, núcleo integrado no Laboratório de Informática e Sistemas do Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, e que desde Junho de 2008 testa de quatro em quatro meses a segurança da Internet portuguesa, vai publicar na página www.cert.ipn.pt uma lista de boas práticas para uso seguro da Internet, intitulada «Cinco pequenos passos para a segurança digital».

Desde 2007 que Portugal participa no Dia Europeu da Internet Segura, iniciativa promovida anualmente pelo projecto europeu Internet Segura.
Continue a ler esta notícia

Relacionados