Três dias depois de o iPhone 4 ter começado a ser vendido fora do mercado norte-americano, já é possível adquirir legalmente as aplicações deste smartphone fora da Apple, mas a empresa reclama que isso anula a garantia do equipamento.

A JailBreak, uma página online que se dedica a liberalizar estes dispositivos da Apple, acaba de publicar uma versão que permite carregar programas sem passar pelo portal da Apple, depois de o governo norte-americano ter legalizado estes processos.

De acordo com a nova lei, desbloquear o telemóvel para mudar de operadora ou para instalar aplicações não permitidos pelo fabricante deixou de ser ilegal.

No entanto, um porta-voz da Apple disse ao jornal The Wall Street Journal que o desbloqueio do equipamento «viola a sua garantia» e torna a sua utilização «instável».

Desde a primeira versão do iPhone que a Apple se tem confrontado com esta polémica, com os utilizadores a reclamarem por não poderem instalar os programas que pretendiam.

Até ao momento, não era fácil contornar as limitações da Apple. Apenas os utilizadores mais hábeis conseguiam usar a JailBreak, mas, em poucas horas, multiplicaram-se os manuais na blogoesfera.
Redação / CLC