Idosos rendidos à Internet - TVI

Idosos rendidos à Internet

Internet

É o grupo de utilizadores que mais cresce e os especialistas alertam para a necessidade de mais atenção

Relacionados
Os idosos, particularmente com mais de 70 anos, são o grupo etário com maior crescimento na utilização da Internet, pelo que é urgente dar mais atenção a estes cibernautas, defenderam especialistas num congresso em Madrid.

Depois de anos de investigação e de aposta nos sectores mais jovens, especialistas reunidos em Madrid no 18º Congresso Internacional da World Wide Web ponderam, entre outros temas do futuro da Internet, o que se pode e deve fazer para melhor acolher os utilizadores mais velhos.

Vicki Hanson, da Universidade de Dundee, na Escócia, explicou aos participantes no encontro de Madrid que «os idosos são o grupo de idade com maior crescimento no uso da Internet».

Estudos divulgados referem que nos Estados Unidos, por exemplo, quase metade dos idosos com 70 a 75 anos afirmaram ter usado a Internet no último ano, alguns mantendo até uma presença regular, em blogs ou redes sociais. Um aumento significativo face aos cerca de 26 por cento que referiam ter usado a Internet um ano anos.

Novas ferramentas e maiores cuidados

O crescente uso da Internet pelas camadas mais velhas da sociedade deverá, dada a tendência demográfica, aumentar nos próximos anos o que obrigará, segundo os especialistas, a avançar com novas ferramentas e novos métodos de trabalhar online.

Ainda que actualmente, como explicou um especialista da Universidade de Michigan, o padrão de utilização dos mais velhos seja «parecido» aos dos restantes utilizadores: «Usam a Internet para se manter em contacto com familiares e amigos. E começam a realizar algumas compras e a entrar em redes sociais», afirmou.

Desconfiança, receio e desconhecimento são os principais entraves a um maior grau de utilização e ao alargamento a outros sectores da Internet, como o comércio, a banca online ou outros serviços.

Com mais de mil milhões de utilizadores da Internet em todo o mundo, e um envelhecimento progressivo da população mundial, especialistas defendem que os criadores de páginas web têm que reconhecer os utilizadores mais velhos. Aspectos como o tamanho da letra usada nas páginas, o contraste, as cores e o espaço entre as frases são algumas das mudanças que podem facilitar o uso da Internet entre os mais velhos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE