Sonda Curiosity «esteve» no Jornal das 8 - TVI

Sonda Curiosity «esteve» no Jornal das 8

Aplicação para iPad permite recriação em 3D através da realidade aumentada

No dia em que a sonda Curiosity aterrou em Marte, teve também uma «passagem» pelo Jornal das 8, da TVI. Usando uma aplicação oficial da NASA, José Alberto Carvalho explicou como é que funciona este dispositivo.

Para o momento, que pode ver no vídeo associado a este texto, foi utilizada a aplicação desenvolvida para iPAD denominada «Spacecraft 3D», desenvolvida pelo «Jet Propulsion Laboratory», o mesmo que colocou a sonda em Marte. A tecnologia é baseada na realidade aumentada, que, com a ajuda de um papel com coordenadas, permite replicar a sonda em três dimensões.

O Curiosity deverá levar a cabo uma missão de dois anos em Marte. Alimentado por um gerador nuclear, tentará descobrir se o ambiente marciano foi propício ao desenvolvimento da vida microbiana. Para tal, o robô possui numerosas ferramentas, entre as quais um mastro com câmaras de alta definição e um laser para estudar alvos até sete metros.

Outros instrumentos procurarão moléculas de metano, um gás frequentemente ligado à presença de vida, já detetada em Marte em várias ocasiões por uma sonda norte-americana em órbita. O robô poderá também furar o solo para fazer recolha de amostras e analisá-las.

A missão do Curiosity foi definida como «absolutamente crucial» para determinar se os terrestres estão sozinhos no universo, como Marte se transformou em planeta árido e preparar o eventual envio de seres humanos para o planeta vermelho.
Continue a ler esta notícia