Tempestade solar: imagens impressionantes - TVI

Tempestade solar: imagens impressionantes

Tempestade solar que atinge a Terra é mais forte do que se pensava. Já há voos a ser desviados com receio de perderem comunicações

Relacionados
A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) afirma que inicialmente foi subestimado o poder da tempestade solar que atinge a Terra. A agência afirmou na segunda-feira que a tempestade era a maior desde maio de 2005, quando um evento parecido ocorreu, contudo, esta terça-feira, os instrumentos do NOAA já registravam uma intensidade maior ao anterior.

A radiação solar intensa pode causar problemas aos satélites da Terra, além de ser um inconveniente para os astronautas. Esta é a temporada de tempestades mais intensa desde Setembro de 2005. A erupção, que começou no domingo, deve enviar partículas até quarta-feira.

«Devido a este fenómeno, é quase certo que haverá uma tempestade geomagnética (perturbações no campo geomagnético da Terra causadas pela tempestade solar)», explica um comunicado da NOAA. «A labareda solar associada alcançou a altura máxima no dia 23 de Janeiro», acrescentou.

A tempestade ainda pode causar problemas na rede eléctrica. Em 1972, uma erupção solar mais poderosa impediu as ligações de longa distância no Estado americano de Illinois. Em 1989, um evento parecido deixou 6 milhões de pessoas no escuro na província canadiana do Quebec.

Com receio da falha de comunicações, a companhia aérea norte-americana Delta, desviou vários voos da rota. As ligações afectadas são as que partem dos Estados Unidos com destino à Ásia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados