Da Rússia chega um exemplo de como a tecnologia pode estar a mudar a agricultura. Uma iniciativa experimental do Ministério da Agricultura da região de Moscovo junto de uma produção agrícola decidiu implementar a utilização de óculos de realidade virtual numa exploração de gado bovino.

Esta quinta, que se foca sobretudo na produção de leite e dos seus derivados, acredita que esta tecnologia pode ajudar a acalmar as vacas, diminuindo a sua ansiedade. Caso dê resultado, os produtores esperam que o leite produzido pelos animais seja de melhor qualidade.

A revelação foi feita pelo próprio ministério, numa nota divulgada através da sua página oficial, na passada segunda-feira.

A equipa que está a tomar conta do projeto é composta por vários veterinários e consultores, que vão analisar a produção diária, para depois comparar os resultados.

Em relação aos óculos, a empresa que os produziu teve de adaptar os aparelhos à dimensão dos animais.

Até ao momento, os investigadores ainda não chegaram a conclusões sólidas, mas alguns resultados preliminares apontam para uma redução na ansiedade das vacas.

No Japão, há já algum tempo que os criadores utilizam diferentes tecnologias para obter uma carne da melhor qualidade possível. O bife de Wagyu, tido por muitos como a melhor carne do mundo, é feito a partir de vacas que são massajadas e ouvem música.