Gato selvagem com mais de um metro filmado na Escócia - TVI

Gato selvagem com mais de um metro filmado na Escócia

  • 29 mar 2018, 12:58
Gato selvagem - Escócia

Animal foi alcunhado de "A besta" pelos responsáveis do parque de Clashindarroch, perto da cidade de Aberdeen, no norte da Escócia. Espécie enfrenta risco de extinção

As imagens noturnas surpreenderam até os funcionários do parque de Clashindarroch, onde se tenta preservar a espécie de gatos selvagens escoceses, numa altura em que os seus parenets que antes habitavam a Inglaterra e Gales, há muito desapareceram. Até ver, será o maior exemplar conhecido, com um comprimento do nariz à cauda de aproximadamente 1,2 metros.

Não pude acreditar no que os meus olhos viam, quando olhei pela primeira vez para este gato. É enorme. Um magnífica animal", afirmou Kev Bell, um dos elementos do projeto Wildcat Haven, ouvido pela BBC.

"A besta", como foi alcunhado o gato, é um dos cada vez menos exemplares da espécie que vagueiam pelas montanhas, as Highlands, da Escócia.

No âmbito do projeto Wildcat Haven de proteção à espécie, as filmagens destes animais são conseguidas através da colocação de iscos com comida, de forma a que os gatos selvagens sejam captados quando acorrem a esses locais.

Tenho a sorte de obter imagens de alguns desses gatos fantasmas. Haverá cerca de 10 a 15 aqui em Clashindarroch", afirmou Kev Bell.

Esterilização de gatos domésticos

A organização Wildcat Haven estima que poderá haver apenas 35 exemplares puros de gatos selvagens na Escócia, admitindo-se que o seu cruzamento com animais domésticos tenha sido um dos motivos que levou ao seu desaparecimento noutras regiões da Grâ-Bretanha.

Por isso, o projeto de preservação da espécie envolve a esterilização de gatos domésticos numa vasta zona em redor das Highlands, de forma evitar uma predação excessiva de coelhos e ratos, alimento natural dos felinos.

Estes gatos são uma parte vital da natureza selvagem e ecológica da Escócia. Devem ser protegidos onde quer que vivam. São um dos animais mais raros do mundo", afirma Steve Sleigh, outro investigador da Wildcat Haven, organização que divulgou o filme onde se pode ver o que ficou alcunhado como "A besta".

 

Continue a ler esta notícia