Internet 100 vezes mais rápida - TVI

Internet 100 vezes mais rápida

Negócios

Chip criado na Austrália utiliza tecnologia de transmissão via fotões

Relacionados
Cientistas da Universidade de Sydney, Austrália, desenvolveram um novo chip que permite aumentar a velocidade da internet actual até 100 vezes. Segundo o site Globo.com, o projecto foi apresentado no início deste mês durante a Conferência de Opto-Electrónica e Comunicações, após quatro anos de pesquisa.

O coração do sistema é uma chave (switch) que consiste numa pequena ranhura feita num pedaço de vidro. A ranhura funciona como um circuito integrado, direccionando o tráfego de informações pela rede. Utilizando a chamada tecnologia de transmissão via fotões (partículas elementares da matéria que constituem a luz), a chave consegue aumentar a velocidade da passagem da informação por fibras ópticas.

A diferença em relação aos sistemas actuais, explica o pesquisador Ben Eggleton, citado pelo Globo, é que a chave precisa apenas de um picosegundo (0.000000000001 segundo) para ser activada. Num segundo, pode ligar e desligar, direccionando a informação, um trilião de vezes.

«Este sistema pode ser facilmente integrado à estrutura que já existe», afirma Eggleton, director do Centro de Equipamentos de Banda Ultra-larga para Sistemas Ópticos, ligado à Universidade de Sydney. «Para o consumidor, não há aumento de custo, mas a velocidade pode subir até cem vezes», adianta.

De acordo com Eggleton, o desenvolvimento de uma banda ultra-larga é obrigatório para a evolução da rede. «As pessoas vão começar a exigir gratificação instantânea. Quando clicarem num vídeo, vão querer começar a ver naquele momento, como se fosse televisão».

O chip desenvolvido na Austrália ainda está em fase de testes, e não há previsão de quando a tecnologia passará a ser utilizada comercialmente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos