Analistas prevêem novas compras pela Sonaecom este ano - TVI

Analistas prevêem novas compras pela Sonaecom este ano

SONAECOM compra Tele2

A Soanecom concluiu com sucesso as negociações encetadas com a Tele2, conversações que já tinham sido comunicadas ao mercado no passado dia 19 de Junho. Ontem a empresa liderada por Ângelo Paupério adquiriu a totalidade da operadora sueca em Portugal, por 16 milhões de euros. Para os analistas contactados pela «Agência Financeira» o negócio é positivo e abre portas a novas compras.

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Para o analista da Caixa BI, João Fidalgo, esta aquisição é «bastante positiva para a Sonaecom dada a interessante base de clientes e valores envolvidos e demonstra que as indicações avançadas de que pretendia entrar em processos de consolidação no mercado está a ter desenvolvimentos concretos».

O mesmo analista acrescenta, ainda, de forma peremptória: «pensamos que haverá outros operadores tal como a TvTel ou a Cabovisão que estrategicamente se enquadram no perfil de crescimento pretendido pela Sonaecom, não sendo de excluir novidades no segundo semestre» deste ano, dada a vontade realçada em manter-se «sozinha, mas claramente maior».

PT Multimédia é alvo difícil

Sobre uma possível aquisição da PT Multimédia, depois do «Spin-off», João Fidalgo reitera que «considera difícil», apesar da empresa já ter afirmado que estaria interessada em todas as oportunidade de consolidação do mercado.

Apesar dos desenvolvimentos, a Caixa BI mantém a recomendação de «Hold» e o preço-alvo de 5,10 euros.

Para o analista do BPI, Ricardo Pimentel Seara, a compra da Tele2 pela Sonaecom também «é positiva em termos estratégicos e de avaliação» e vem na linha «do que já tinham referido». O analista frisa, ainda, à «Agência Financeira» que o preço pago (16 milhões de euros) «foi bom, tal como o da ONI».

Na semana passada, a Sonaecom adquiriu o negócio residencial da ONI por 25 milhões de euros, operação que lhe permitiu aumentar a sua base de clientes no segmento em cerca de 104 mil.

Crédito fiscal por perdas passadas da Tele2 pode beneficiar negócio

Ricardo Pimentel Seara acrescenta que há duas fortes vantagens adicionais neste negócio. A primeira passa pelo facto da empresa poder usar a marca da Tele2 por três anos, o que se pode traduzir num benefício quer na captação de clientes, quer na conversão de clientes de voz indirectos para Voz+Internet directos». A segunda vantagem está associada ao facto da empresa retirar do mercado dois «players» que estavam a «estragar» o valor do mercado ao oferecerem ADSL a menos de 20 euros por mês. «Isto poderá ser positivo não só para a Sonaecom, como também para a própria Portugal Telecom», refere.

O analista alerta, ainda, para o facto de poder «existir algum crédito fiscal por perdas passadas da Tele2» que viria assim beneficiar ainda mais o impacto do negócio.

O BPI tem uma recomendação para a Sonaecom de «Manter», com um preço alvo para o final de 2007 de 4,90 euros.



Recorde-se que a Tele2 tem 310 mil clientes na rede fixa e 12 mil clientes de banda-larga, tendo facturado 50 milhões em 2006.
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