Sonaecom compra Tele2 em Portugal por 16 milhões de euros - TVI

Sonaecom compra Tele2 em Portugal por 16 milhões de euros

Sonae

(Notícia actualizada com mais informação)

Relacionados
A Sonaecom anunciou, esta quinta-feira, que adquiriu a totalidade da operadora Tele2 em Portugal, por 16 milhões de euros. Além disso, fizeram ainda um acordo de serviços para os próximos três anos, no valor de 1,5 milhões de euros.

«Adquirimos hoje a totalidade da Tele2 em Portugal e queremos ser o grande concorrente da Portugal Telecom» ou seja, «o maior e melhor operador de telecomunicações em Portugal», disse em conferência de imprensa o administrador da Sonaecom, Luís Reis.

A empresa sueca passará, assim, a ser uma das empresas do grupo da Sonaecom, uma semana depois deste grupo ter adquirido o mercado residencial da Oni.

O negócio vai, desta forma, «ajudar a reforçar a capacidade da Sonaecom para competir nos melhores produtos no mercado da banda larga e no mercado português» e, para isso, «precisamos de adquirir outras empresas», acrescentou Luís Reis.

Assim, a partir do momento em que a empresa tiver a autorização da Autoridade da Concorrência (AdC), está prevista «a integração não só da equipa da Tele2 como, também, de todos os activos que suportam a operação no país, como activos de rede, equipamentos e o direito de utilização exclusiva da marca Tele2».

Luís Reis reforçou que «a compra da Tele2 faz pleno sentido visto que a empresa integra a nossa estratégia de crescimento e afirmação», acrescentando que a empresa sueca é o operador alternativo com maior quota de mercado na voz fixa e que já começou a ganhar um papel relevante na ADSL, sendo actualmente a empresa que mais cresce na banda larga a seguir à Sonaecom.

O administrador da Sonaecom diz, ainda, que «o perfil da Tele2 é muito interessante», até porque esta registou o ano passado uma facturação acima dos 50 milhões de euros, dos quais 44,4 milhões de euros correspondem ao negócio de retalho.

«A integração da actual equipa da Tele2 e dos seus activos de rede e de sistemas vem ajudar-nos a acomodar não só os clientes Tele2, mas também os clientes que virão da Oni», disse.

Sonaecom passa a ter mais de meio milhão de clientes

Assim, com esta aquisição a Sonaecom passa a ter mais de meio milhão de clientes no total, visto que a Tele2 em Portugal contava no final de Maio deste ano com 310 mil clientes da voz fixa e 12 mil clientes de banda larga.

Depois da morte da OPA sobre a PT, a empresa continua agora atenta a todas as oportunidades no mercado, entre elas a PT Multimédia. «A Sonaecom aguarda pelo «spin-off» para saber se há ou não condições na PTM» mas, neste momento, «estamos apenas atentos e vigilantes», para que as promessas que a PT fez sejam cumpridas.

As acções da Sonaecom fecharam a valorizar 3,36% para os 4,92 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados