Redes de Nova Geração vão gerar 20 mil empregos - TVI

Redes de Nova Geração vão gerar 20 mil empregos

Emprego

Rendimentos associados às novas redes atingiram cerca de 3 milhões

Dentro de três a cinco anos vão ser criados entre 15 a 20 mil empregos qualificados em Portugal, graças à instalação e funcionamento das Redes de Nova Geração (RNG).

De acordo com os dados preliminares de um estudo sobre a temática, promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), os rendimentos associados às novas redes atingiram cerca de 3 milhões de euros, o que corresponde a 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do nosso país.

As áreas da saúde, segurança social, transportes, justiça, educação e turismo deverão ser as mais beneficiadas, revela o coordenador Xavier Martin que frisou ainda, em conferência citada pela Lusa, que as chamadas redes de comunicações de terceira geração vão ter impactos em todos os sectores da economia, permitindo assim reduzir custos.

«Uma grande oportunidade para ganhar coragem e investir na mudança», garante ainda o responsável, que defende que «quando as margens mais atractivas desaparecem da indústria é preciso criar novos negócios».

Xavier Martin realçou ainda a importância de garantias dadas pelo Estado para um «enquadramento institucional adequado».
Continue a ler esta notícia