Concorrentes da TVCabo afinam estratégias para a «rentrée» - TVI

Concorrentes da TVCabo afinam estratégias para a «rentrée»

  • Rui Pedro Vieira
  • 2 out 2007, 15:53
Televisão

Os principais concorrentes da TVCabo, a Cabovisão e a TvTel, já definiram estratégias para os próximos meses.

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A Cabovisão mudou de imagem e quer conquistar os cerca «de 40 a 50 por cento que ainda não possuem televisão por cabo, Internet ou telefone fixo», disse a operadora à «Agência Financeira».

A mudança de imagem da operadora surge com o intuito de «tornar mais forte» a marca da empresa e «acelerar a rentabilidade da Cabovisão».

«Pretendemos ajustar a nossa identidade corporativa às novas exigências do mercado e solidificar a nossa posição como melhor operador de comunicações e entretenimento no fornecimento de soluções e conteúdos de tecnologia de mercado», sublinhou a Cabovisão.

Para cumprir os objectivos da «rentrée», e fazer face às mudanças da PT Multimédia a nível estrutural e de programação, a Cabovisão aposta na «expansão da rede cabo e da penetração da marca no mercado».

Para 2008, o propósito é o de aumentar em 70 mil o número de clientes totais de televisão por cabo, serviços digitais, Internet e telefone.

«Também queremos que o nosso serviço traga mais poder às pessoas. Essa é a ideia central da nossa nova campanha de publicidade», com a assinatura «Possibilidades Infinitas», disse à «Agência Financeira» a operadora.

TvTel quer mais canais no pacote básico

A TvTel, operadora que iniciou cobertura no Grande Porto e que já se expandiu para Lisboa e por todo o país através do novo serviço de satélite, tem uma filosofia para concorrer com as restantes empresas de cabo: «A nossa filosofia é, pelo mesmo preço, lançar novos canais no pacote básico. Há outras coisas que não temos, mas é um factor de diferenciação. A nossa grelha é mais económica porque permite aceder a mais canais por menos dinheiro», sublinhou o presidente da empresa, Martins de Sousa, à «Agência Financeira».

A empresa já lançou o Fox Crime e conta estrear mais dois novos canais até ao fim do ano, para terminar 2007 com uma grelha de 54 canais.

«Ao termos 54 canais, há uma diferença entre nós e a concorrência: temos cinco canais de filmes e séries no pacote básico. A nossa concorrente directa (a Tv Cabo), tem alguns desses canais no Funtastic Life», acrescentou o responsável da TvTel.

Quanto às medidas de expansão de rede, a TvTel conta que o novo serviço de satélite já vendeu entre 1.500 e 2.000 aparelhos, pouco mais de um mês depois do seu lançamento. A entrada na região da Grande Lisboa também está a decorrer como o previsto, sendo que as estimativas de crescimento apontam para 60 a 70 mil casas cobertas pela rede da TvTel até ao fim do ano.

«A entrada em Lisboa está a decorrer como esperávamos. Não queríamos iniciar a comercialização do serviço enquanto não tivéssemos 15 ou 20 mil casas cabladas. Temos em Lisboa um centro de clientes, mas ainda não tem relevância. Há sempre um período de conhecimento, de conquista de confiança», admitiu Martins de Sousa.

Depois de se lançar na Área Metropolitana de Lisboa com o serviço de banda larga a 50 Mbit/s, suportado numa rede em fibra óptica, a TvTel ambiciona ainda manter-se na vanguarda da oferta de Internet no Grande Porto. A meta deve-se ao facto de a TvTel «possuir uma rede própria de fibra óptica e cabo coaxial que já cobre os 220 mil lares desta região».

Recorde-se que a TVCabo anunciou, no mês passado, a inclusão de 13 novos canais até ao fim do ano, perfazendo um total de 105 canais. A Fox Internacional Channels (FIC) eleva para sete o número de canais disponíveis em Portugal: Fox, Fox Life, Fox Crime, FX, Fox News, National Geographic, Channel e Baby TV. Além disso, a brasileira TV Globo também já entrou em acordo com a operadora para mais dois canais inseridos no «Funtastic Life».

A operação de cisão entre a PT e a PT Multimédia, detentora da TvCabo, está já em marcha. O ex-presidente da PT Comunicações, Rodrigo Costa, é o novo presidente da PTM, enquanto Zeinal Bava transitou para a PT.
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