Estoril Open: João Sousa vence Popyrin e segue em frente - TVI

Estoril Open: João Sousa vence Popyrin e segue em frente

João Sousa

Português vai defrontar David Goffin na segunda ronda

Relacionados

João Sousa venceu Alexei Popyrin por 6-4; 2-6 e 6-2 e apurou-se para a segunda ronda do Estoril Open, onde vai defrontar o quarto cabeça de série do torneio, o belga David Goffin.

O jogo diante de Popyrin, 113 do ranking ATP, foi muito equilibrado, mas no terceiro set João Sousa puxou da maior experiência para levar a melhor sobre o australiano que venceu o Roland Garros júnior em 2017. 

Quando, logo no segundo jogo de serviço de Sousa, Popyrin fez o break, e logo depois chegou ao 4-1, João Sousa parecia começar a desesperar, talvez a lembrar-se da maldição da primeira ronda, que no Estoril só tinha conseguido passar no ano passado, quando chegou ao título.

Só que aí, o público do Estoril agarrou o português, empurrando-o para uma recuperação absolutamente fantástica. E quando Sousa fez o segundo break, para 5-4, ficando com a possibilidade de servir para fechar o set, foi a vez de o jovem australiano mostrar toda a frustração, desfazendo uma raquete contra o chão.

O desespero percebia-se e João Sousa aproveitou-o bem para fechar logo no segundo de três match-points que conseguiu no jogo de serviço.

E perante este cenário, o estranho foi ver-se um Alexei Popyrin mais sereno do que Sousa no início do segundo set. Resultado: um início em tudo semelhante ao do primeiro set e novamente o australiano a chegar ao 4-1, mais uma vez com um jogo de serviço em branco como acontecera no primeiro set.

Só que aí, o jovem tenista de 19 anos que chegou ao quadro principal do Estoril depois de passar o  qualifying não voltou a facilitar, mostrou o ténis de qualidade que surpreendera João Sousa no início da partida e fechou o set em 6-2.

No set decisivo, contudo, Sousa fez valer toda a experiência e levou a melhor sobre o jovem australiano que deixou muito boas impressões, terminando o encontro com um às, o único que fez na partida, e que fez o 6-2 com que João Sousa segue em frente.

Recorde-se que esta é apenas a segunda vez que o melhor tenista português da história passa à segunda ronda, sendo que a primeira vez que o conseguiu chegou mesmo ao título, precisamente na edição do ano passado.

Agora, a defesa do título segue diante do belga Goffin, que vai entrar em competição nesta segunda ronda, um encontro agendado para quinta-feira.

No historial de confrontos com o atual número 25 do rankin ATP, Sousa venceu apenas um dos cinco encontros já disputados, no Masters 1000 de Miami, em 2018.

 

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE