Estação em Lisboa vai ser na Gare do Oriente - TVI

Estação em Lisboa vai ser na Gare do Oriente

TGV

A estação do comboio de alta velocidade em Lisboa vai ser a Gare do Oriente.

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É um projecto de ampliação que já foi entregue ao autor, o arquitecto Santiago Calatrava, disse hoje à agência «Lusa» o administrador da Rave, Carlos Fernandes.

A ampliação da gare, deverá permitir mais duas a três linhas de alta velocidade, vai ser projectada pelo arquitecto espanhol, que já aceitou a encomenda.

«Fomos a Nova Iorque apresentar o projecto ao arquitecto Santiago Calatrava, que ficou muito entusiasmado e, depois de diversas reuniões, estamos agora a negociar as questões contratuais», disse Carlos Fernandes.

A opção entre a localização da estação no Parque das Nações e Chelas foi estudada pela RAVE, a empresa responsável pelos estudos da alta velocidade em Portugal, que optou pela gare do Oriente, para rentabilizar a infraestrutura e porque permite aproveitar o canal da linha convencional do Norte.

A Gare do Oriente «tem margem, tem espaço, para fazer sair por lá as linhas pelo lado direito da linha do Norte», explicou.

Além de acomodar mais linhas férreas, a Gare do Oriente vai incluir ainda uma estrutura que permita o serviço de check-in avançado a pensar no futuro aeroporto de Lisboa, quer seja na Ota ou em Alcochete e uma zona de circulação e estacionamento para o shuttle de ligação.

Ou seja, os passageiros chegados à Gare do Oriente que se dirijam para o aeroporto poderão fazer o check-in logo na própria estação ferroviária, como acontece em alguns dos sistemas de transportes mais avançados do mundo.

«Se o aeroporto for na Ota, o shuttle vem pela linha do Norte; se for em Alcochete, atravessa a ponte e segue para esse destino», explicou Carlos Fernandes.

A primeira linha de TGV, a que ligará Lisboa a Madrid deverá estar a funcionar em 2013, e só depois serão feitos os ramais para o aeroporto que, «na melhor das hipóteses, só estará pronto em 2017», acrescentou.
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