Love Parade: 19 mortos e  342 feridos em festival de música techno (vídeos) - TVI

Love Parade: 19 mortos e 342 feridos em festival de música techno (vídeos)

Alemanha: tragédia em festival de música

Pânico no acesso ao recinto teve resultado trágico. Evento atraiu 1,4 milhões de pessoas com um cartaz liderado por Tiesto e David Guetta. Organização já anunciou que não haverá outros festivais Love Parade

19 pessoas morreram e 342 ficaram feridas no festival «Love Parade», em Duisburgo, a Oeste da Alemanha. A tragédia aconteceu sábado por causa do pânico gerado pela multidão junto a um túnel ferroviário que dava acesso ao recinto daquele que é considerado o maior festival de música techno do mundo, e que atraiu 1,4 milhões de pessoas. A organização já anunciou que não haverá mais Love Parade por respeito às vítimas e às suas famílias.

«É uma das maiores tragédias da nossa cidade», afirmou um porta-voz da autarquia, Kopatscek, já ao fim da noite, e depois de os socorristas terem conseguido fazer um balanço do que tinha acontecido junto a ao túnel que dá acesso ao local.

As circunstâncias exactas em que ocorreram estas mortes ainda vão ser apuradas, mas existem indícios de negligência por parte da organização, ao ter alegadamente descurado as questões de segurança.

De acordo com as autoridades policiais, 16 pessoas morreram no local, enquanto as restantes três acabaram por falecer na sequência dos ferimentos. Existem sete estrangeiros entre as vítimas mortais de nacionalidades holandesa, italiana, australiana, bósnia e chinesa. Os mortos - onze mulheres e oito homens - tinham entre 20 e 40 anos.

As autoridades não quiseram avançar com mais pormenores sobre o estado de gravidade dos 342 feridos.

Do cartaz principal do festival Love Parade constam alguns dos maiores nomes da música electrónica da actualidade, como Tiesto e David Guetta. O festival não foi de imediato cancelado por temer-se uma onda de contestação entre a multidão, alheia da tragédia ocorrida.

O resgate de mortos e feridos foi feito com a ajuda de helicópteros e foi necessário encerrar-se uma autoestrada para que pudessem aterrar e prestar socorro às vítimas.

O Papa Bento XVI, que é alemão, expressou este domingo uma «profunda dor» pela «tragédia» ocorrida. «Lembro na oração os jovens que perderam a vida», declarou o Pontífice após a cerimónia do Angelus na residência papal de Castel Gandolfo, onde passa férias.

O Love Parade surgiu, em 1989, em Berlim, meses antes da queda do muro pela mão de Dr.Motte, ou Matthias Roeingh, com o intuito de celebrar a música e a paz. Passou já por diversas cidades alemãs, recebendo multidões na ordem do milhão de pessoas. O evento musical de música techno internacionalizou-se e passou também por várias cidades, da Austrália aos EUA, como Sidney ou Califórnia, passando pelo Rio de Janeiro, no Brasil, ou pela Cidade do Cabo, em África do Sul.









Notícia actualizada
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE