VÍDEO: Raptors sagram-se campeões da NBA pela primeira vez - TVI

VÍDEO: Raptors sagram-se campeões da NBA pela primeira vez

Toronto Raptors campeões da NBA (Kelvin Kuo-USA TODAY Sports)

Formação de Toronto derrotou os bicampeões Golden State Warriors por 4-2 nas finais

Os Toronto Raptors são campeões da NBA. A formação de Toronto conquistou o primeiro título esta quinta-feira ao derrotar os Golden State Warriors, por 114-110, no sexto jogo da final.

Os bicampeões tinham conseguido mais uma vida, ao impedirem a vitória dos Raptors numa reviravolta do final do jogo cinco, e até disputaram o jogo seis em casa, mas os homens de Toronto e as lesões levaram a melhor sobre os Warriors.

Kahwi Leonard, MVP (Jogador Mais Valioso) da final, Kyle Lowry, Pascal Siakam e Fred VanVleet marcaram todos mais de 20 pontos e foram determinantes no triunfo que permitiu aos Raptors fechar a série por 4-2 e selar o primeiro cetro de uma equipa canadiana.

 

 

 

Além de não terem contado com Kevin Durant, o MVP das duas finais de 2017 e 2018, que só esteve em jogo durante 10 minutos destas finais (no jogo cinco) os Warriors não tiveram Klay Thompson no terceiro encontro e no último período do sexto jogo.

Thompson estava a ser o melhor em campo, com 30 pontos, com oito em 12 nos tiros de campo e 10 em 10 em lances livres, mas lesionou-se a pouco mais de dois minutos do final do terceiro período, deixando o campo com os Warriors a vencer por 85-80.

Os Raptors aproveitaram e chegaram ao triunfo, mas tremeram, ao perderem a bola a 9,6 segundos do fim, quando venciam por 111-110, valendo-lhes que, desta vez, Stephen Curry (21 pontos) falhou o triplo que poderia ter dado o triunfo aos locais.

Nos canadianos, Siakam somou 26 pontos e 10 ressaltos, Lowry 26 pontos, 10 assistências e sete ressaltos, Leonard e VanVleet contabilizaram ambos 22 pontos, enquanto o internacional espanhol Serge Ibaka também foi importante, com 15.

Entre os anfitriões, Thompson foi o melhor, secundado por Andre Iguodala, com 22 pontos, enquanto Curry esteve muito desinspirado nos triplos (três em 11), e Draymond Green fez um triplo duplo (11 pontos, 19 ressaltos e 13 assistências), mas juntou-lhe oito perdas de bola sem lançamento.

Destaque ainda para os 12 pontos e cinco ressaltos de DeMarcus Cousins, que foi a grande aposta dos Warriors para 2018/19, mas raramente esteve bem fisicamente.

Continue a ler esta notícia