A montra do Euro foi aproveitada por duas dezenas - TVI

A montra do Euro foi aproveitada por duas dezenas

Portugal-Islândia (Lusa)

Franceses estiveram muito ativos durante o Euro 2016, período em que também houve dois portugueses a mudar de clube

Em altura de período de transferências não pode haver melhor montra para um futebolista se tornar cobiçado por um clube do que uma grande competição de seleções quando o olhar de mais de meio mundo está centrado nesse torneio.

É o que aconteceu quando, no último mês, decorreu o Euro 2016 em França. Durante o Europeu de França há a destacar duas dezenas de transferências de jogadores presentes no Campeonato da Europa e cuja participação muito terá ajudado a aposta de clubes e treinadores em passar a contar com eles entre os seus efetivos.

Os jogadores portugueses também estiveram envolvidos neste período especial de observação, pois, quer Raphaël Guerreiro, quer Nani, mudaram de clube quando a seleção nacional já percorria o percurso rumo à final deste Euro 2016 que terminou neste domingo.

O lateral esquerdo foi contratado pelo Borussia Dortmund quando a seleção portuguesa ainda disputava a fase de grupos, enquanto o avançado selou a mudança para o Valencia nas vésperas das meias-finais do Europeu.

Raphaël Guerreiro deu mesmo início a uma primeira leva de transferências que se confirmaram quando se jogava a fase de grupos do Euro 2016; entre as quais se contam o regresso de Morata ao Real Madrid.

-Borussia Dortmund contrata defesa esquerdo português Raphaël Guerreiro ao Lorient (16 junho)

-Bayer Leverkusen contrata guarda-redes austríaco Ramazan Ozcan ao Ingolstadt (20 junho)

-Roma aciona cláusula de compra do avançado italiano Stepnha El Sharaawy ao Monaco (21 junho)

-Real Madrid recompra avançado Álvaro Morata à Juventus (21 junho)

Começada a fase a eliminar, o suíço Breel Embolo tratou de garantir um lugar na Bundesliga logo após a eliminação da sua seleção nos oitavos de final, assim como aconteceu com Nolito quando já decorriam os quartos de final sem Espanha numa altura da prova em que houve muitas transferências a marcarem os quartos de final.

Em destaque estiveram os jogadores da Bélgica que, ainda com a seleção em prova, tiveram jogadores autorizados por Marc Wilmots a negociarem o seu futuro nos clubes com as confirmações das transferências de Meunier e Batshuayi a serm oficializadas já depois da eliminação frente ao País de Gales.

Também na sequência da vitória de Portugal sobre a Polónia nos quartos de final, Krychowiak e Glik tiveram as mudanças para a Ligue 1 oficializadas. Os clubes franceses destacaram-se nesta fase tanto nos que se reforçaram como entre os que viram sair jogadores.

-Schalke 04 contrata avançado suíço Breel Embolo ao Basileia (26 junho)

-Barcelona contrata defesa francês Samuel Umtiti ao Lyon (30 junho)

-Crystal Palace contrata guarda-redes francês Steve Mandanda ao Marselha (1 julho)

-Manchester City contrata avançado Nolito ao Celta Vigo (1 julho)

-PSG contrata defesa belga Thomas Meunier ao Club Brugge (3 julho)

-Chelsea contrata avançado belga Michy Batshuayi ao Marselha (3 julho)

-PSG contrata médio polaco Grzegorz Krychowiak ao Sevilha (3 julho)

-Manchester City contrata médio ucraniano Oleksandr Zinchenko ao Ufa (4 julho)

-Monaco contrata defesa polaco Kamil Glik ao Torino (4 julho)

-Valencia contrata Nani ao Fenerbahçe (5 julho)

-Fenerbahçe contrata médio defensivo russo Roman Neustädter ao Schalke 04 (5 julho)

-At. Madrid contrata Croata Sime Vrsaljko ao Sassuolo (5 julho)

Durante as meias-finais do Europeu, a atividade das transferências diminuiu bastante sobre os jogadores que estiveram em França, mas o mercado nunca pára por completo.

-Grasshopper contrata médio islandês Rúnar Sigurjónsson ao Sundsvall (6 de julho)

-Bolonha contrata médio checo Ladislav Krejci ao Sparta Praga (7 julho)

Um bom exemplo dessa constante atividade durante as janelas de transferências são os casos de jogadores que, mesmo já não estando no Euro porque as suas seleções já tinham sido eliminadas não deixaram de ter um novo clube quando os seus contratos com o anterior emblema terminaram.

O avançado sueco Zlatan Ibrahimovic anunciou (já com a Suécia eliminada) que ia para o Manchester United depois de o contrato com o PSG ter chegado ao fim (30 junho). O defesa turco Gökhan Gönül, em final de contrato (e já regressado a casa), trocou o Fenerbahçe pelo Besiktas (1 julho) numa mudança interna que não terá precisado tanto da montra do Euro.

Outro bom exemplo da atividade do mercado de transferências são os casos em que as mudanças de clube aconteceram com os mais de 550 convocados para o Euro já conhecidos, mas ainda antes de começar o torneio. Um dele foi português: o defesa português Bruno Alves oficializou a ida do Fenerbahçe para o Cagliari a 5 junho, assim como o Inter contratou o defesa turco Caner Erkin saído também do Fenerbahçe, a custo zero (2 junho)

A equipa treinada pelo português Vítor Pereira tem estado em grande atividade entre saídas e entradas tendo o Fenerbahçe anunciado negociações com o Liverpool para a contratação do defesa eslovaco do Liverpool martin Skrtel (7 julho). O clube inglês está também a negociar a saída de Christian Benteke para o Crystal Palace, clube com o qual o avançado belga já terá chegado a acordo

Continue a ler esta notícia