Mercado: grandes olham para a Liga como há muito não se via - TVI

Mercado: grandes olham para a Liga como há muito não se via

Reforços de inverno dos grandes

Contratações de Marega e José Sá elevam para cinco os reforços contratados no mercado interno, entre os grandes. É preciso recuar a 2005/06 para encontrar algo parecido.

Primeiro foi o «ataque» duplo do Sporting. Depois o FC Porto respondeu, a dois tempos. E elevou as contratações de jogadores da Liga portuguesa neste mercado de inverno, entre os grandes, para números que não encontram paralelo no passado recente. É preciso recuar dez anos para encontrar tantas caras novas nas três principais equipas do campeonato português oriundas do mesmo.

As contratações de Marega e José Sá, por parte do FC Porto, que já tinha ido a Setúbal buscar Hyun-jun Suk, aumentam para cinco os reforços nos grandes entre as equipas da Liga. Ao trio portista junta-se, então, a dupla do Sporting: Bruno César (ex-Estoril) e Marvin Zeegelar (ex-Rio Ave).

Numa janela de mercado curta e de características tão específicas, por estar aberta enquanto as equipas vão competindo, não é muito usual grandes retoques nos plantéis e a o campo de recrutamento, este ano, está restrito à Península Ibérica. O Benfica foi o único dos grandes a contratar apenas para lá da fronteira, garantindo Álex Grimaldo, lateral que alinhava na equipa B do Barcelona, e ainda procura os primeiros minutos de águia ao peito.

Para estas contas foi excluída a contratação de Franco Cervi, já acertada pelas águias mas que apenas se juntará ao plantel na próxima época. Algo semelhante ao que aconteceu com Matic em 2011, ou, nesse mesmo ano, com os portistas Juan Iturbe e Kelvin. Contratados em dezembro mas já a pensar na época seguinte.

Ora, como se disse, então, entre os grandes este é o mercado mais português dos últimos dez anos. A última vez que chegaram cinco reforços oriundos da Liga na reabertura da janela foi em 2005/06 e, ao contrário de agora, o Benfica foi o grande impulsionador, com quatro aquisições.

À equipa, então, orientada por Ronald Koeman chegou um quarteto de M’s. O avançado brasileiro Marcel deu nas vistas na Académica na primeira metade da época e convenceu o Benfica. Marco Ferreira tinha feito parte do FC Porto de José Mourinho, estava já em fase decrescente da carreira mas mereceu a confiança encarnada. Manduca era uma das unidades de maior destaque do Marítimo e teve a sua oportunidade na Luz. Por fim, o caso mais mediático. Numa disputa com o FC Porto que envolveu, inclusive, estalos no aeroporto, Marcelo Moretto trocada a baliza do V. Setúbal pela do Benfica.



A estes quatro jogadores, juntou-se a aposta do Sporting no, então, bracarense João Alves.

Nessa época contratou-se mais do que agora entre os grandes, contudo, embora o mercado ainda não esteja fechado. Aos cinco «pescados» na Liga, juntaram-se mais quatro novidades. O Sporting reforçou-se, ainda, com Marco Caneira, que chegou emprestado pelo Valência, e com o argentino Leandro Romagnoli, que jogava nos mexicanos do Vera Cruz.

O FC Porto foi ao Brasil buscar Anderson, que até já estava com plantel de Co Adriaanse mas só em janeiro foi inscrito, e Adriano, avançado que se destacara no Nacional, mas estava no Cruzeiro de Belo Horizonte.

Marítimo: uma venda para os grandes no Inverno a cada dois anos

De lá para cá, como se disse, nunca mais voltou a haver algo assim. Em 2006/07 nenhum dos grandes contratou na Liga. No ano seguinte, o FC Porto recuperou o emprestado Hélder Barbosa, que estava na Académica, e o Benfica apostou em Makukula, do Marítimo, um clube especialista a vender nesta janela. Em dez anos foram cinco reforços para os três grandes.

Em 2008/09, só o FC Porto reforçou a equipa e com uma dupla da Liga: Cissokho chegou de Setúbal para meia temporada fulgurante e Andrés Madrid foi emprestado pelo Sp. Braga, mas quase nem jogou.

Ruben Micael (Nacional-FC Porto) e João Pereira (Sp. Braga-Sporting) foram os reforços de inverno da Liga em 200/10, sendo que o Benfica só no ano seguinte voltou a olhar para a Liga na hora de contratar e foi buscar Jardel ao Olhanense.

Os encarnados voltaram a não sair de Portugal em 2011/12, resgatando André Almeida do empréstimo à U. Leiria e apostando (mas não muito) em Yannick Djaló, que se despedia do Sporting.

Também de Alvalade veio o principal reforço de inverno portista em 2013/13: Izmailov. Miguel Lopes e Ventura fizeram caminho inverso, sendo que o Sporting ainda contratou Joãozinho ao Beira-Mar.



Por fim, em 2013/14, o Sporting contratou Heldon ao Marítimo, ao passo que, na época passada, foi o FC Porto a reforçar-se a partir da Liga, no caso com o vimaranense Hernâni.

Os reforços de Inverno dos grandes nos últimos dez anos

2015/16
SPORTING: Ezequiel Schelotto (ex-Inter, ITA), Bruno César (ex-Estoril) e Marvin Zeegelar (ex-Sporting)
BENFICA: Grimaldo (ex-Barcelona B, ESP)
FC PORTO: Suk (ex-V. Setúbal), Marega e José Sá (ex-Marítimo)

2014/15
SPORTING: Ewerton (ex-Anzhi, RUS)
BENFICA: Mukhtar (ex-Hertha, ALE) e Jonathan Rodríguez (ex-Peñarol, URU)
FC PORTO: Hernâni (ex-V. Guimarães)

2013/14
SPORTING: Héldon (ex-Marítimo), Shikabala (ex-Zamalek) e Ousmane Dramé (ex-Venezia, ITA)
BENFICA: -
FC PORTO: Ricardo Quaresma (ex-Al Ahli, EAU)

2012/13
SPORTING: Miguel Lopes e Ventura (ex-FC Porto), Joãozinho (ex-Beira-Mar)
BENFICA: -
FC PORTO: Izmaylov (ex-Sporting) e Liedson (ex-Flamengo)

2011/12
SPORTING: Renato Neto (ex-Cercle Brugge, BEL)*, Sebastian Ribas (ex-Génova, ITA) e Xandão (ex-São Paulo, BRA)
BENFICA: Yannick Djaló (ex-Sporting) e André Almeida (ex-U. Leiria)
FC PORTO: Danilo (ex-Santos, BRA), Lucho González (ex-Marselha, FRA) e Marc Janko (ex-Twente, HOL)

2010/11
SPORTING: Cristiano (ex-PAOK, GRE)
BENFICA: Jardel (ex-Olhanense), Carole (ex-Nantes, FRA) e Jose Luis Fernandez (ex-Racing, ARG)
FC PORTO: -

2009/10
SPORTING: João Pereira (ex-Sp. Braga), Pedro Mendes (ex-Rangers, ESC), Pongolle (ex-Atl. Madrid, ESP) e Mexer (ex-Desp. Maputo, MOÇ)
BENFICA: Eder Luiz (ex-Atl. Mineiro, BRA), Alan Kardec (ex-Santos, BRA) e Ailton (ex-Flamengo, BRA)
FC PORTO: Ruben Micael (ex-Nacional) e David Addy (ex-Randers, DIN)



2008/09
SPORTING: -
BENFICA: -
FC PORTO: Cissokho (ex-V. Setúbal) e Andrés Madrid (ex-Sp. Braga)

2007/08
SPORTING: Grimi (ex-Siena, ITA) e Rodrigo Tiuí (ex-Fluminense, BRA)
BENFICA: Makukula (ex-Marítimo) e Sepsi (ex-Gloria Bistrita, ROM)
FC PORTO: Hélder Barbosa (ex-Académica)*



2006/07
SPORTING: -
BENFICA: Derlei (ex-Din. Moscovo, RUS) e David Luiz (ex-Vitoria, BRA)
FC PORTO: Lucas Mareques (ex-River Plate, ARG) e Wason Rentería (ex-Internacional, BRA)

2005/06
SPORTING: João Alves (ex-Sp. Braga), Marco Caneira (ex-Valência) e Romagnoli (ex-Vera Cruz, MEX)
BENFICA: Moretto (ex-V. Setúbal), Manduca (ex-Marítimo), Marcel (ex-Académica) e Marco Ferreira (ex-Penafiel)
FC PORTO: Anderson (ex-Grémio, BRA) e Adriano (ex-Cruzeiro, BRA)

*- Recuperado após empréstimo

Só em 2005 dragão contratou mais do que agora

Com as contratações de Marega e José Sá este já é o segundo mercado de inverno mais agitado da história do FC Porto, a par do de 2011/12, quando chegaram ao Dragão o regressado Lucho González, além do avançado Marc Janko e o lateral Danilo, que estava já contratado, mas só ali se juntou ao clube. E também em igualdade com o de 1998/99, quando o FC Porto se reforçou com qualidade inequívoca: Vítor Baía, Deco e Esquerdinha.



Mais contratações só em 2004/05, um ano atípico no Dragão, com três treinadores e muitas mudanças em janeiro. Chegaram cinco reforços, todos eles oriundos do campeonato brasileiro. Só Ibson ficou para lá do final dessa época. De resto, Leandro, Leo Lima, Leandro do Bonfim e Cláudio Pitbull não deixaram saudades.

O primeiro reforço do inverno do FC Porto foi Drulovic, uma contratação acertada. Mas, neste período, os dragões, como os rivais, oscilaram muito entre boas e más decisões. Se é certo que, além dos referidos, também chegaram Doriva, Benny McCarthy ou Quaresma, também não se podem ignorar os «flops» Matias, Rentería ou Andrés Madrid.

Todos os reforços de inverno do FC Porto:

2015/16: Suk, Marega e José Sá
2014/15: Hernâni
2013/14: Quaresma
2012/13: Izmailov e Liedson
2011/12: Lucho González, Marc Janko e Danilo
2010/11: -
2009/10: Ruben Micael e David Addy
2008/09: Cissokho e Andrés Madrid
2007/08: Hélder Barbosa
2006/07: Rentería e Lucas Mareque
2005/06: Adriano e Anderson
2004/05: Leandro, Leo Lima, Ibson, Leandro do Bonfim e Claudio Pitbull
2003/04: Sérgio Conceição e Maciel
2002/03: Marco Ferreira
2001/02: Benny McCarthy e Ivan Kaviedes
2000/01: -
1999/00: Clayton
1998/99: Deco, Vítor Baía e Esquerdinha
1997/98: Doriva e Secretário
1996/97: -
1995/96: Matias
1994/95: -
1993/94: Drulovic
Continue a ler esta notícia