Football Leaks: juíza Helena Leitão afastada do caso Rui Pinto - TVI

Football Leaks: juíza Helena Leitão afastada do caso Rui Pinto

Rui Pinto. Um jovem de 31 anos no centro de um caso sem precedentes no futebol. O rosto do Football Leaks, a plataforma que divulgou documentos relacionados com contratos e fundos, foi detido na Hungria e extraditado em março para Portugal. Em prisão preventiva, acusado de 147 crimes de acesso ilegítimo, sabotagem informática ou tentativa de extorsão, o seu caso alimenta também um debate mais amplo sobre as fronteiras entre o acesso à margem da lei a informação e a denúncia de questões de interesse público.

Tribunal da Relação de Lisboa aceita pedido de recusa da defesa

Relacionados

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) afastou a juíza Helena Leitão do julgamento de Rui Pinto, após pedido de recusa apresentado pela defesa de Rui Pinto, criador do Football Leaks.

«(... ) Julgam-se verificados os pressupostos exigidos por lei e em consequência defere-se o pedido de recusa da senhora juíza de direito Helena Leitão formulado pelo arguido e requerente Rui Pedro Gonçalves Pinto», refere o TRL, em resposta enviada à agência Lusa.

O pedido de afastamento da juíza Helena Leitão foi apresentado pela defesa de Rui Pinto, por a magistrada ser cliente, noutro processo, de João Medeiros, antigo advogado da sociedade PLMJ, entidade visada pelos leaks do arguido, segundo a acusação do Ministério Público (MP).

Recorde-se que este é o segundo juiz afastado do julgamento de Rui Pinto, depois de ter sido aceite também a recusa de Paulo Registo, presidente do coletivo de juízes que pediu o afastamento por ser um declarado adepto do Benfica.

Continue a ler esta notícia

Relacionados