Governo desiste «definitivamente» do TGV - TVI

Governo desiste «definitivamente» do TGV

TGV

Chumbo do Tribunal de Contas «encerra» polémica em torno da alta velocidade. Executivo abandona projeto

O Governo anunciou esta quarta-feira em comunicado que a decisão do Tribunal de Contas vem «encerrar a polémcia em torno do projeto do TGV, que será assim definitivamente abandonado».

O TC anunciou esta quarta-feira o chumbo ao projeto de construção e exploração do troço Poceirão-Caia, celebrado pelo anterior Governo, e o Executivo de Passos Coelho, que tinha suspenso o projeto da alta velocidade para reavaliação, aproveita a decisão do tribunal para desistir «definitivamente» do TGV.

Sobre a decisão do Tribunal de Contas, é possível ler no comunicado que, segundo o acórdão, «foram detetadas, entre outros vícios, cláusulas ilegais, irregularidades no contrato de concessão e no procedimento de adjudicação do projeto».

O Executivo garante ainda que irá, «em matéria de redes ferroviárias transeuropeias» apostar nas «ligações de transporte de mercadorias em bitola europeia, a partir de Sines e de Aveiro, de modo a reforçar as condições para o aumento da competitividade das exportações portuguesas».

Assim, conclui o comunicado, a «possibilidade de no futuro explorar estas ligações, que dispensam a alta velocidade, a Espanha e a França continuarão a merecer o trabalho do governo português junto destes países e das instâncias europeias».
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos