António Filipe Gaião Rodrigues, 49 anos de idade, natural de Lisboa, licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, mestre em Ciência Política pela Universidade Lusófona e doutorando em Direito na Universidade de Leiden.

Docente dos cursos de licenciatura e mestrado em Ciência Política da Universidade Lusófona entre 2001 e 2012.

Docente de Direito da Comunicação e Direito Empresarial no ISLA Campus Lisboa/ Laureate International Universities.

Deputado à Assembleia da República desde 1989 e Vice-Presidente entre 2004 e 2009 e de novo desde 2011.

Membro da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e da Comissão de Defesa Nacional. Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito às Parcerias Público/Privadas. Membro da Assembleia Municipal de Sintra desde 2005. Membro do Comité Central do PCP e Vice-Presidente do seu Grupo Parlamentar.

Autor de As Oposições Parlamentares em Portugal¿Práticas e Intervenções (Lisboa, Vega, 2001) e de Legislação Fundamental de Governo Local e Administração Autárquica (Coimbra, Coimbra Editora, 2003).

Autor de artigos de carácter científico em revistas nacionais e internacionais de Ciência Política. Autor de artigos sobre actualidade política em diversos órgãos de comunicação social nacionais e participante regular em programas televisivos de comentário político. Participante actual do Programa POLITICA MESMO da TVI24.