Lagoa dos Salgados acolhe primeiro ninho de flamingos no país - TVI

Lagoa dos Salgados acolhe primeiro ninho de flamingos no país

ninho

Este poderá vir a ser o primeiro caso de reprodução da espécie em Portugal

Relacionados
Um ninho de flamingos foi detectado na Lagoa dos Salgados, no Algarve, e poderá ser o primeiro caso de reprodução da espécie em Portugal, revelou esta quarta-feira a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

«Foram observados flamingos a nidificar, estando neste momento a incubar os ovos. A registar-se o sucesso da reprodução, será o primeiro caso confirmado em Portugal de nidificação desta espécie emblemática, e mais um factor decisivo para a protecção da Lagoa dos Salgados», afirmou a SPEA.

A SPEA recorda que, apesar de ser «uma ave comum no Inverno nas zonas húmidas litorais desde o estuário do Tejo até ao Algarve», só na década de 80 do século passado tinha sido detectada uma tentativa de nidificação de flamingos em Portugal, no sapal de Castro Marim.

A associação ambientalista sublinha, no entanto, que a Lagoa dos Salgados, situada entre os concelhos de Albufeira e Silves, é «um dos sítios mais importantes do Algarve para a conservação das aves», «não tem nenhum estatuto de protecção legal» e devia ser «classificada como Zona de Protecção Especial».

Habitualmente visitada por turistas para a observação de dezenas de espécies de aves, a Lagoa «tem sido ameaçada», segundo a SPEA, pela perturbação causada por visitantes, pela presença de cães vadios e pela ausência de uma correcta gestão do nível de água.

«Ainda é cedo para dizer com certeza se teremos pela primeira vez em Portugal um caso de sucesso de reprodução de flamingos, mas é imprescindível proteger o local de forma eficaz e gerir o nível de água de forma precisa, sem grandes variações, durante a época crucial da Primavera», explicou o director executivo da Sociedade, Luís Costa.

O dirigente enalteceu as medidas tomadas este ano pela Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH) para manter o nível de água da Lagoa e evitar a destruição de ninhos de diversas espécies, mas sublinhou que é necessário assegurar uma continuidade para as mesmas terem efeito.
Continue a ler esta notícia

Relacionados