Aberto concurso para vigilantes de parques naturais - TVI

Aberto concurso para vigilantes de parques naturais

Ambiente

Dulce Pássaro salientou que poderá haver mais vagas em «situações imprescindíveis»

Relacionados
Em período de contenção nas admissões de funcionários, a ministra do Ambiente anunciou esta terça-feira um concurso para a contratação de cinco novos vigilantes para parques naturais, considerando que, mesmo assim, são poucos para as necessidades do país.

Perante as críticas de deputados da comissão parlamentar do Ambiente à falta de meios e de vigilantes nos parques naturais, Dulce Pássaro revelou que, nos próximos dias, o Diário da República divulgará um concurso para cinco novos vigilantes, a distribuir pelo país, noticia a Lusa.

«Eu sei que é pouco, mas saliento que desde 2001 não entrava ninguém para vigilante», afirmou.

A ministra realçou ainda que «nas situações em que sejam imprescindíveis, poderá haver abertura de novas vagas».

Dulce Pássaro destacou que no Orçamento do Estado para este ano estão inscritas verbas para «o reforço de viaturas com a dupla função de vigilância e de combate a incêndios» nos Parques Naturais. No entanto, salientou que o plano de austeridade em curso devido à crise financeira afecta também o Ministério do Ambiente.

No caso de novos recursos humanos, garantiu que só «serão autorizados casos excepcionais, devidamente fundamentados, que o próprio ministro das Finanças analisará». A ministra revelou ainda que vai pedir aos directores gerais que analisem onde podem existir cortes.

«A alguns já não preciso de pedir, porque já estão a fazer um diagnóstico de áreas onde os ajustamentos são mais facilmente aprováveis. Todos sabemos que vai haver cortes», realçou.

A ministra salientou que no próprio Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) já está previsto cortes na realização de estudos, muito necessários para intervenções ambientais.

«Como é que vai ser? Vamos seleccionar os que são imprescindíveis e dilatar os menos necessários», concluiu Dulce Pássaro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados