BE exige medidas de segurança em praias algarvias - TVI

BE exige medidas de segurança em praias algarvias

Ministra do Ambiente assiste a derrocadas controladas no Algarve

Bloquistas acusam Ministério do Ambiente de pôr em risco a população enquanto se espera pela abertura da época balnear

Relacionados
O Bloco de Esquerda criticou o Ministério do Ambiente, acusando-o de esperar pela abertura oficial da época balnear para colocar sinalização nas zonas de risco nas praias, e exigiu medidas urgentes para garantir a segurança, noticia a Lusa.

A Administração da Região Hidrográfica do Algarve informou que a placa de sinalização de perigo da praia do Vau, onde esta semana se registou uma derrocada, foi removida pelo mar no inverno, adiantando que está prevista a sua recolocação no início da época balnear, a 1 de Junho.

De acordo com o Bloco, a indicação de zona de perigo «não pode estar à espera da abertura oficial da época balnear, sob pena de pôr em risco as populações que usufruem das praias sempre que as condições climatéricas o permitem», lê-se num comunicado divulgado esta sexta-feira, citado pela Lusa.

Na semana passada, a ministra do Ambiente deslocou-se ao Algarve para apresentar uma nova sinalética para as praias algarvias, cujas novas placas, com informação bilingue, em português e em inglês, alertam para as zonas seguras (pintadas a verde) e as zonas a evitar, (assinaladas a vermelho).

Ministra vê derrocadas controladas em praia algarvia

A deputada Cecília Honório, eleita pelo círculo de Faro, questionou na quinta-feira o Governo sobre o cumprimento das medidas previstas na Estratégia Nacional para a Gestão Integrada da Zona Costeira e exigiu que o Ministério do Ambiente tornasse públicos os estudos que desenvolveu para «identificar os diferentes tipos de riscos na zona costeira».

Até à data, não foi recebida qualquer resposta por parte da tutela, permanecendo por esclarecer quais os projectos de estabilização e consolidação das arribas algarvias previstos para este ano, de acordo com o Bloco.
Continue a ler esta notícia

Relacionados