Central de tratamento de resíduos concluída no final do ano - TVI

Central de tratamento de resíduos concluída no final do ano

Resíduos na Lourinhã

A nova central em Mafra, em construção desde 2008, vai ser um dos maiores equipamentos deste género no país

Relacionados
A nova central de tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos, em construção desde 2008 na Abrunheira, em Mafra, deverá ficar concluída em Dezembro, avança a Lusa.



«O sistema que está a ser construído representa uma solução determinante para os concelhos de Cascais, Oeiras, Sintra e Mafra e deverá estar pronto no final do ano, sendo que os primeiros seis meses serão experimentais», declarou Domingos Saraiva, presidente da Tratolixo, empresa gestora do projecto.

De acordo com o responsável, o eco parque de Mafra vai permitir ampliar o trabalho da central de Trajouce, em Cascais, que passará a gerir 150 mil toneladas de lixo, enquanto a nova central da Abrunheira terá capacidade para receber 200 mil toneladas.

A central vai receber os resíduos dos quatro concelhos, embora o lixo indiferenciado da zona sul seja canalizado para a estação de Trajouce, sendo que 30 mil toneladas de excedentes serão enviados para incineração na Valorsul, em Loures.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, António Capucho), visita quinta-feira as obras de construção da futura unidade, para saber o ponto da situação da empreitada que «representa um passo importante no circuito de tratamento dos resíduos sólidos urbanos no âmbito da Associação Intermunicipal para o Tratamento de Resíduos».

«Trata-se de uma visita técnica com o objectivo de informar sobre o ponto de situação daquele que será um dos maiores equipamentos deste género do país», acrescentou o autarca.
Continue a ler esta notícia

Relacionados