Os consumidores que vão comprar arcas e congeladores podem aconselhar-se no Topten.pt, onde quatro marcas estão indicadas como mais eficientes, e conseguir poupar «muitas dezenas de euros» na substituição dos equipamentos, afirmou este domingo o vice-presidente da Quercus, segundo a Lusa.

Aproveitando o Dia Mundial do Ambiente, que se comemorou no sábado, a Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza lançou uma nova categoria no âmbito do projeto Topten respeitante a arcas e congeladores, ao mesmo tempo que actualiza a informação sobre automóveis e lâmpadas de baixo consumo, acrescentando os LED (díodos emissores de luz).

Francisco Ferreira afirmou à agência Lusa que na categoria «arcas e congeladores houve quatro marcas que se destacaram pela maior presença de produtos dentro dos 10 mais eficientes: a Liebherr, a Bosch, a Whirlpool e a Miele».

A par dos frigoríficos, as arcas e congeladores são a segunda categoria Topten no âmbito dos equipamentos de frio, responsáveis por cerca de 32 por cento do consumo total de energia eléctrica no sector doméstico.

Embora as economias obtidas dependam do equipamento que o consumidor detinha anteriormente, «se o modelo tiver 10 ou 12 anos, pode significar centenas de quilowatts num ano que podem ser poupados», o que pode dar uma poupança de «muitas dezenas de euros», explicou.

A eficiência energética foi o «critério fundamental» na selecção dos modelos, mas também foram considerados factores como o ciclo de vida dos produtos, os impactos na saúde e no ambiente e o seu desempenho.
Redação / CLC