Líderes europeus almoçam para discutir crise - TVI

Líderes europeus almoçam para discutir crise

Nicolas Sarkozy Angela Merkel

Encontro de trabalho analisa «próximas etapas» da resposta dos 27 à actual conjuntura

Relacionados
Os líderes europeus têm este domingo em Bruxelas um almoço de trabalho para examinar «as próximas etapas» da resposta dos 27 à crise financeira/económica e tentar resolver as divisão entre os Estados-membros face a este problema.

O primeiro-ministro português, José Sócrates, retido no Congresso do Partido Socialista em Espinho, é o único líder ausente sendo substituído na reunião dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) pelo ministro de Estado e das Finanças.

De acordo com a agência Lusa, Fernando Teixeira dos Santos chegou ao local do encontro às 12:35 (11:35 de Lisboa), estando o almoço de trabalho previsto começar às 13:15 (12:15) para terminar às 16:00 (15:00).

A presidência checa e a Comissão Europeia têm-se mostrado preocupadas com a possibilidade de alguns Estados-membros da União Europeia (UE) tomarem medidas unilaterais de proteccionismo económico e contra o grande mercado interno europeu.

Vários países, entre os quais Portugal, também lançaram no início da semana uma séria advertência aos Estados-membros economicamente mais importantes para deixarem de tomar decisões em nome da União Europeia.

A reunião de Bruxelas irá preparar as decisões da Cimeira Europeia da Primavera a 19 e 20 de Março próximo e a reunião do G20 a 02 de Abril, em Londres.
Continue a ler esta notícia

Relacionados