Ranking: está muito em jogo e não só o apuramento - TVI

Ranking: está muito em jogo e não só o apuramento

Leicester: treino à chuva antes da Champions

Portugal pode terminar a semana no sexto lugar; se dragões e águias passarem para a Liga Europa, é muito importante Sporting e Sp. Braga continuarem na UEFA no início do ano

Última jornada das fases de grupos de Liga dos Campeões e Liga Europa e muito em jogo para os clubes nacionais individualmente, mas também em aglomerado.

Há muitos milhões em jogo e como a UEFA pretende fazer alterações mais vale mesmo prevenir do que remediar no que toca ao ranking também.

Quase tudo, no entanto, passa por aquilo que FC Porto e Benfica conseguirem nesta ronda. Mas o melhor mesmo é que todos contribuam como já não acontece há 20 anos!

Portugal começou a época no quinto lugar do ranking UEFA. Caiu até ao sétimo e para manter o acesso de três equipas à Champions em 2018/19 precisa de recuperar pelo menos uma posição: o sexto lugar da Rússia. Pode fazê-lo já nesta jornada, embora, como é comum dizer: no final da época é que se fazem as contas.

O que é preciso?

Para ultrapassar a Rússia nesta jornada, é imperativo que Benfica e FC Porto se qualifiquem. Sem isso, a época europeia portuguesa obrigará a uma recuperação onde os pontos são bem mais escassos: a Liga Europa.

Porque nada dá mais bonificação do que chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões. São cinco para quem lá chega, ou seja, dez para Portugal com o apuramento de águias e dragões.

Convém sublinhar que a Liga Europa só começa a dar pontos de bónus a partir da passagem aos quartos de final e apenas um por cada fase. Em resumo, dão mais bónus os oitavos da Champions do que a caminhada até à final da Liga europa.

Vamos a contas e já ao pior cenário

Esse é óbvio. Portugal perde todos os jogos. Benfica e FC Porto caem para a Liga Europa. O Sporting ficaria eliminado e o Sp. Braga dependeria do resultado do Gent em Konya.

No entanto, Portugal pode perder os quatro encontros da semana europeia e, mesmo assim, passar a Rússia. Como? Com o que é imperativo, já se disse: Benfica e FC Porto apurarem-se apesar de perderem. Mas a isto é necessário juntar uma grande condicionante: os russos têm também de perder os quatro jogos que têm (ver imagem 6).

Russos só com vitórias e Portugal também: não chega!

No máximo dos máximos, as quatro equipas russas em competição conseguem fazer oito pontos UEFA nesta jornada. Todas vencem, portanto. 

As qualificações de Benfica e FC Porto dão para diminuir a diferença, mas com oito pontos dos russos Portugal tem uma certeza: eles ficam à frente.

Porquê? Se as equipas nacionais vencerem as quatro partidas, fazem 18 pontos o que significa que o coeficiente de cada país fica numa diferença mínima: 50,133 para russos e 49,999 para portugueses. Traduzido para campo: é uma vitória de diferença.

O pior dos nossos melhores cenários

Vence o Benfica, vence o FC Porto, vence o Sporting e vence o Sp. Braga. 18 pontos de ranking. É necessário apenas um deslize de uma das equipas russas para Portugal terminar a semana no sexto posto.

Mas também há uma preferência neste caso: se os russos vencerem três jogos e empatarem um, que esse um seja o CSKA Moscovo. Fica eliminado de qualquer competição europeia. Ou seja, a Rússia passaria a ter apenas três equipas a pontuar.

E se Benfica e FC Porto se qualificarem e Sporting e Sp. Braga perderem?

A premissa mais fácil de partir é esta: leões e minhotos fazem zero pontos sempre.

Águias e dragões podem passar aos oitavos de final com duas derrotas. Disso, já falámos acima. Aos russos basta fazerem dois pontos (uma vitória ou dois empates) para continuarem à frente (o mesmo acontece se Benfica e FC Porto se qualificarem com a derrota de um e o empate de outro ou só um deles se qualificar).

Em caso de ambos empatarem com Nápoles e Leicester City: 1 ponto por cada igualdade, mais cinco de bónus. A multiplicar pelos dois=12 pontos UEFA. Os russos têm de vencer um encontro e empatar outro.

Por isso mesmo, as vitórias de Benfica e FC Porto são bem importantes: com 14 pontos nossos (2vitória+5bónus+2+5=14), a Rússia terá de fazer quatro para se manter à frente. Duas vitórias; uma vitória e dois empates; ou quatro empates.

O importantíssimo papel de Sporting e Sp. Braga

A semana pode ser ainda melhor porque Rostov e CSKA Moscovo podem ser eliminados das provas europeias. Assim, só Zenit e Krasnodar somariam pontos e depois teriam de dividi-los por cinco (o número de equipas que a Rússia coloca nas provas da UEFA).

Ou seja, nesse sentido, é também de muito relevo que Sporting e Sp. Braga continuem nas competições europeias. Já se sabe que pelo menos Benfica e FC Porto têm a Liga Europa salvaguardada.

Se os russos perderem CSKA Moscovo e Rostov já nesta fase e leões e minhotos se qualifiquarem, significa que o facto de os pontos portugueses dividirem por seis (o tal número de equipas que qualificamos para a Europa) tenha menos impacto: basicamente, seriam pontos de quatro equipas a dividir por seis e a Rússia de duas a dividir por cinco. Claro, acima de tudo é preciso que as quatro pontuem, mas é, também, uma questão de probabilidades.

Já alguma vez conseguimos fazer uma semana perfeita?

Como é lógico, todas as equipas que temos na Europa vencerem é ótimo, seja agora, seja noutra qualquer fase. Mas isso raramente acontece quando há pelo menos quatro clubes lusos em competição.

Há o caso de 2007/08, em que Benfica, FC Porto, Sporting e Sp. Braga venceram na última jornada dos respetivos grupos. Isso sucedeu em semanas diferentes, porém: a penúltima ronda dos minhotos coincidiu, por exemplo, com a última de leões e dragões. A Champions já tinha terminado quando os bracarenses venceram no último dia dos grupos da Liga Europa.

Assim, é necessário recuar 20 anos para vermos uma semana em que quatro equipas portuguesas venceram os respetivos jogos europeus. Não foi perfeita porque ainda havia o Vitória, de Guimarães, que empatou, e porque as provas eram a eliminar, com exceção da Champions e nem toda a gente passou a ronda. Mas entre 29 e 31 de outubro de 1996 houve triunfos para Sporting, Boavista, FC Porto e Benfica. 

Desta vez, porém, ter as quatro equipas a vencer significa passagem automática a oitavos da Liga dos Campeões e 16avos da Liga Europa. 

UEFA propõe mudanças

Conforme o Maisfutebol noticiou em devido tempo, estão a ser preparadas várias mudanças nas provas europeias para 2018/19. A UEFA prometeu anunciar novidades para o final deste ano.

Para já, a entidade revelou que entre 16 a 18 equipas vão ter entrada direta para a fase de grupos: os quatro melhores classificados dos quatro primeiros campeonatos do ranking (Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália), o campeão europeu e o vencedor da Liga Europa. Não houve qualquer referência acerca do que acontece sobre se estes dois se qualificarem também pelo campeonato.

Continue a ler esta notícia