Irlanda em situação «muitíssimo mais grave» que Portugal - TVI

Irlanda em situação «muitíssimo mais grave» que Portugal

Cavaco Silva realça que há uma clara diferença nos sistemas bancários

Relacionados
O Presidente da República escusou-se este domingo a fazer «previsões públicas» sobre as pressões para a Irlanda pedir ajuda à União Europeia e ao FMI, mas sublinhou que o problema daquele país é «muitíssimo mais grave» que o português.

«Há muito tempo que eu afirmei que o problema da Irlanda era muitíssimo mais grave que o português, alguns na altura até me criticaram, devido à crise que atinge o sistema bancário irlandês e que não é o caso português», afirmou o chefe de Estado, quando questionado sobre as pressões que estão a ser feitas à Irlanda.

Por isso, realçou, há uma «clara diferença» entre o sistema bancário português, que não tinha os chamados «activos tóxicos» ou «maus activos», e o caso irlandês.

«Por isso, essa é matéria em relação à qual eu não devo

fazer previsões públicas, porque é sabido que neste momento a situação da Irlanda está a afectar negativamente a situação de Portugal junto dos mercados financeiros internacionais», acrescentou.

Cavaco Silva defendeu, por isso, que há que aguardar para ver o que acontece nos próximos dias, insistindo na complexidade da situação irlandesa.

«Sei muito bem que a situação da Irlanda devido ao sistema bancário é bastante, bastante complexa», disse Cavaco Silva, que falava aos jornalistas no final das cerimónias de inauguração de dois colégios privados na zona do Parque das Nações, em Lisboa.

Alemanha pressiona Irlanda a pedir ajuda
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE