CEMGFA: «Sócrates não fez promessa» - TVI

CEMGFA: «Sócrates não fez promessa»

  • Portugal Diário
  • 2 set 2007, 00:12

General Valença Pinto desmente informações avançadas pelo jornal Sol

O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas afirmou hoje que o primeiro-ministro nunca lhe prometeu que alteraria a proposta de lei orgânica da GNR relativamente à elevação do comandante-geral para general de quatro estrelas, escreve a Lusa.

Em declarações à Antena 1, o general Valença Pinto afirmou que «jamais o senhor primeiro-ministro fez promessas neste sentido», não confirmando as informações hoje avançadas pelo semanário Sol.

De acordo com aquele jornal, José Sócrates prometeu às chefias militares, numa reunião realizada em Maio em S. Bento, que iria alterar, no Parlamento, a elevação do comandante-geral da GNR a general de quatro estrelas, prevista na proposta de lei orgânica da GNR.

O Sol adianta ainda que o tanto o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas como os três chefes dos ramos militares saíram satisfeitos da reunião com o primeiro-ministro.

«Se o senhor primeiro-ministro falou comigo e com as chefias militares sobre este assunto e mostrou a maior disponibilidade» para alterar a proposta de lei, «jamais o senhor primeiro-ministro fez promessas neste sentido», sublinhou o responsável à Antena 1.

De acordo com o general Valença Pinto, as chefias militares levantaram realmente, na reunião com José Sócrates, objecções à elevação do comandante-geral da GNR para general de quatro estrelas, questão que, como realça o semanário Sol, acabou por ser a principal razão invocada pelo Presidente da República para vetar o diploma na quarta-feira passada.

No momento da votação parlamentar, refere o Sol, «a promessa de Sócrates viria a cair e o PS inviabilizaria qualquer acordo ou alteração» à proposta de lei orgânica da GNR.
Continue a ler esta notícia