Parceria <b>PDiário/RCP</b>: a análise da semana - TVI

Parceria <b>PDiário/RCP</b>: a análise da semana

  • Portugal Diário
  • 19 out 2007, 17:53
Parceria PD/RCP

Os principais temas em destaque no «Via Porto» do Rádio Clube

O acordo alcançado entre os 27 países da União Europeia sobre o Tratado de Lisboa ocorreu na última madrugada e marcou a actualidade nesta sexta-feira. Foi por este tema que começou a análise da semana do PortugalDiário no «Via Porto» do Rádio Clube Português.

Clique em audio para ouvir a totalidade do programa.

José Sócrates exultou com o anúncio da notícia e cumprimentou efusivamente Durão Barroso com um simbólico: «Porreiro, pá!» O acto simboliza o aspecto mais terra-a-terra da presidência portuguesa, que conseguiu, ao seu estilo, desbloquear as divergências existentes no seio da União Europeia.

Ainda nesta sexta-feira, destaque para o facto da polícia tailandesa ter conseguido apanhar «Vico», o pedófilo que estava a ser procurado pela Interpol. O canadiano andava fugido na selva, mas quando apanhado acabou por ser abertamente em público numa conferência algo diferente.

Na análise à semana dia a dia, início na segunda-feira, com a confirmação da candidatura de Santana Lopes à liderança parlamentar do PSD. O ex-primeiro-ministro alcançou 70% da votação e terá, agora, a oportunidade de se vingar de José Sócrates em plena Assembleia da República.

Na terça-feira também se falou de José Sócrates, com a comunista Ilda Figueiredo a acusá-lo de «cinismo» pelo facto de ter dado os parabéns aos portugueses por terem ajudado o país a fixar o défice em 3%. No mesmo dia, destaque para a estreia do documentário «A Guerra» na RTP 1. Uma ideia de Joaquim Furtado que suscitou uma enorme discussão.

Na quarta-feira falou-se de pobreza e de números preocupantes que afectam a sociedade portuguesa. O Bloco de Esquerda fez o diagnóstico do Grande Porto e Cavaco Silva admitiu estar «envergonhado». Muito do reflexo desta realidade surgiu no dia seguinte, quando a CGTP conseguiu juntar em Lisboa 200 mil pessoas numa manifestação contra a flexigurança.

Notas finais

Na recta final da análise da semana, espaço para duas sugestões. A primeira relativa ao Portugal Fashion, que tem início esta sexta-feira em Gaia; a segunda em forma de tributo a Adriano Correia de Oliveira, que morreu há 25 anos. Tim, o vocalista dos Xutos e Pontapés, canta um dos temas mais significativos inseridos num álbum que juntou várias figuras da música portuguesa.
Continue a ler esta notícia