Carreira de Gabriel em risco? Especialista diz que «tudo depende da causa»

O médico oftalmologista Arnaldo Dias dos Santos esteve esta quinta-feira nos estúdios da TVI para falar sobre o problema de saúde de Gabriel, que padece de visão dupla e vê por isso duas vezes o mesmo objeto.

«É um sintoma extremamente desconcertante e muito limitativo da qualidade de vida. Existem várias causas que podem estar na origem deste problema e que têm de ser investigadas, algumas delas potencialmente graves», referiu o especialista.

«Podem ter sido traumatismos, causas vasculares, um pequeno AVC, causas tumorais como um aneurismo compressivo, sendo um jovem podem ser também causas inflamatórias, algumas infeções raras, tem de ser tudo excluído, tem de ser feitos exames de imagem, exames analíticos, para perceber qual a causa que está na origem deste problema.»

Enquanto esse estudo não for realizado, Arnaldo Dias dos Santos diz que é prematuro fazer qualquer análise, embora a maior destes problemas em pessoas jovens seja de rápida recuperação.

«É prematuro dizer que a carreira do jogador está em risco. Tudo depende da causa. Mais de metade dos causas são vasculares e passam apenas por si. Sendo um doente jovem, a recuperação seria relativamente rápida», concluiu.