VÍDEO SEGUINTE
Descrição

Rui Madeira, português que trabalha há 12 anos no Afeganistão: "Nem todos os afegãos são talibãs"

Rui Madeira, controlador de tráfego aéreo, vive há 12 anos no Afeganistão. Está de férias em Portugal e era suposto regressar ao trabalho no final deste mês: "O que se está a passar agora é muito triste. Graças a deus só temos um português em Cabul, é o Vítor Pinto, eu tenho estado a falar com ele e ele está bem, em princípio amanhã sairá. Temos outros portugueses a caminho, estão em Doha, no Qatar, e em princípio no sábado também regressarão a Portugal".

"Neste momento a minha preocupação vai para os afegãos com quem eu trabalhei, que eu treinei, que são pessoas boas. Nem todos os afegãos são talibãs", diz este português que trabalha no aeroporto em Cabul. "Todos os trabalhadores do aeroporto estão na iminência de sair. Saem porque têm medo, temem pela sua vida, mas não saem por vontade própria."

"É um país mártir. Eles estão fartos de guerra. O que as pessoas precisam é de condições de vida", diz Rui Madeira, que garante que há de voltar ao Afeganistão, "se não for para trabalhar, é para ir de férias". "Acredito que um dia hão de viver em paz."

19 ago 2021, 23:22
Últimos
Últimos

EM DESTAQUE