Exportações de vinhos sobem 17%. O «vencedor» é... - TVI

Exportações de vinhos sobem 17%. O «vencedor» é...

Agência Financeira

Vinho do Porto representou 53% da exportação nacional de vinhos em 2010

O vinho é dos produtos com assinatura portuguesa que o país mais vende lá para fora. As exportações neste sector aumentaram 17% no ano passado para 600 milhões de euros, segundo anunciou esta quinta-feira o secretário de Estado das Pescas e Agricultura, Luís Vieira.

Quem lidera a tabela é o vinho do Porto que representou, no último ano, 53% da exportação nacional, enquanto o vinho de mesa é responsável pelos restantes 43%.

Na apresentação do Concurso Nacional de Vinhos, que abriu esta quinta-feira as suas inscrições aos produtores, o secretário de Estado considerou que «2010 foi um bom ano para o sector», sublinhando a «afirmação nacional no panorama internacional». Mas 600 milhões de euros são mais do que isso para o ministro da Agricultura, atentendo às declarações que proferiu em Dezembro, ao dizer que esse seria o «maior valor de sempre».

Produção cresce 20% num ano

Voltando às percentagens, Luís Vieira salientou ainda o «aumento de 20% da produção» de 2009 para 2010.

Para o secretário de Estado, estes resultados devem-se «ao trabalho que tem sido feito na última década: um trabalho de produtores, enólogos, agricultores, mas também das políticas públicas».

«Nos últimos anos foram restaurados 40 mil hectares de vinho, num investimento de quase 400 milhões de euros, cerca de 9.200 euros por hectare».

Na vertente de promoção do sector, «está previsto um investimento de 150 milhões de euros até 2013»; «até ao momento foram investidos 60 mil euros».

O que tem de especial o vinho português?

Elogiou ainda «o trabalho de modernização das adegas», que hoje «têm equipamentos mais modernos, ao nível de qualquer adega de excelência mundial», o secretário de Estado deixou claro que se deve «apostar nas características dos vinhos nacionais: são bons e diferentes».

Isto porque «o nosso vinho tem características próprias devido ao sol, ao clima e às castas, o que atribui uma diversidade aos vinhos nacionais. Daí a necessidade de uma marca chapéu - a Wines of Portugal -, que seja a bandeira dos nossos vinhos no mundo».

As inscrições para o Concurso Nacional de Vinhos abriram hoje e mantêm-se disponíveis até fins de Abril. A organização espera receber 1.000 produtores a concurso.
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