Euro 2016: 150 russos «altamente treinados» escaparam às autoridades - TVI

Euro 2016: 150 russos «altamente treinados» escaparam às autoridades

Confrontos em Marselha (Reuters)

Rescaldo dos incidentes em Marselha: 20 detidos e 35 feridos, quatro em estado grave

Relacionados

O procurador francês Brice Robin confirmou que 150 adeptos russos «altamente treinados» escaparam à polícia gaulesa, embora tenham sido efetuadas 20 detenções na sequência dos incidentes em Marselha, antes e durante o Inglaterra-Rússia. De acordo com o magistrado, os adeptos russos viajaram para França para causar problemas.

Entre as duas dezenas de detidos, seis britânicos, um austríaco e três franceses vão, esta segunda-feira, ser presentes a tribunal. 

Para os acusados estrangeiros são pedidas penas de prisão e proibição de permanência em solo francês, indicou o procurador Robin Price. Até ao momento, dois adeptos russos foram expulsos de França.

Entre os 35 feridos na sequência dos incidentes à margem do Euro 2016, quatro pessoas encontram-se hospitalizadas em estado grave sendo que, segundo o procurador francês, são «quase todos britânicos». O responsável de justiça falou do caso específico do adepto inglês que se encontra em estado mais grave, depois de ter sido atingido com bastões na cabeça e garantiu que está «em estado crítico, mas estável».

Entretanto, as autoridades francesas proibiram a venda de álcool nas zonas envolventes aos estádios nas vésperas e dias de jogos.

A UEFA, organismo máximo da Europa, ameaçou excluir a Rússia e a Inglaterra do Campeonato da Europa se a situação não se inverter.

Continue a ler esta notícia

Relacionados