Candidatos ao V. Guimarães respondem: que relação com o acionista maioritário? - TVI

Candidatos ao V. Guimarães respondem: que relação com o acionista maioritário?

Estádio D. Afonso Henriques

A escolha de um novo presidente em debate

Relacionados

O Maisfutebol colocou três perguntas aos candidatos à presidência do V. Guimarães, sendo a segunda delas questionou os três sobre qual defendem que deve ser a relação com o acionista maioritário da SAD, Mário Ferreira.

Os três candidatos apresentam soluções diferentes. Pinto Lisboa está disponível para comprar as ações de Mário Ferreira, se este não quiser acompanhar o investimento necessário no futebol.

Daniel Rodrigues prevê uma relação pacífica com o acionista maioritário, sendo que o V. Guimarães ficaria responsável pela nomeação de três administradores da SAD e o acionista nomearia dois administradores da SAD.

Já António Miguel Cardoso deseja consultar os associados para perceber o que estes querem fazer relativamente à maioria do capital da SAD.

A ligação com o acionista maioritário da SAD, Mário Ferreira, tem sido um dos temas em debate. O que preconiza sobre esse assunto?

DANIEL RODRIGUES – Lista C
«Somos a única lista que apresenta de uma forma clara um modelo de governo para a SAD, no qual está espelhada a forma como o clube se deve relacionar com a SAD. O modelo que propomos passa por um Conselho de Administração de cinco elementos. O Presidente do Conselho de Administração da SAD será o Presidente do Vitória Sport Clube, a quem caberá liderar toda a estrutura do futebol profissional. Depois existem dois elementos indicados pelo clube e dois elementos indicados pelo acionista maioritário. Esta solução que propomos cumpre dois objetivos fundamentais: garante e salvaguarda a posição do Vitória Sport Clube, que mantém uma posição dominante e de maioria, mas permite simultaneamente um maior envolvimento do acionista maioritário, que, como se sabe, assumiu a vontade de investir mais numa equipa competitiva. Mas é importante frisar que, abaixo do Conselho de Administração, propomos uma Comissão Executiva, com profissionais de várias áreas, que possam trabalhar de forma competente e com resultados.»

MIGUEL PINTO LISBOA – Lista B
«Nesse aspeto, somos a única lista que propõe uma alternativa, uma quebra com a continuidade. Somos a única lista que tem um plano estratégico com os números detalhados do investimento necessário para colocar o Vitória no patamar competitivo que pretendemos. Após as eleições esse plano será apresentado aos acionistas da SAD. Caso não queiram acompanhar esse investimento temos soluções para recomprar as suas ações e devolver a maioria da SAD ao Vitória e aos vitorianos. Aquilo que não podemos ter é um acionista que é “obrigado” a investir contra a sua própria vontade, como preconizam as outras listas, até porque isso nunca irá acontecer. Esse género de discurso populista e de atitude fomenta cisões entre clube e SAD, e todos conhecemos os resultados práticos de casos como os do Belenenses e do Atlético.»

ANTONIO MIGUEL CARDOSO – Lista A
«Com efeito desde a primeira hora que nós propomos que seja aprovado uma blindagem dos estatutos da SAD em clara defesa dos interesses do clube. Propomos que tenha que ser a Assembleia Geral do clube a aprovar alterações estatutárias na SAD que impliquem a perda do domínio do futebol. Hoje e sempre serão os vitorianos e associados do clube a decidirem o que fazer. »

Continue a ler esta notícia

Relacionados