Rio Ave-V. Guimarães, 0-1 (crónica) - TVI

Rio Ave-V. Guimarães, 0-1 (crónica)

  • Nuno Dantas
  • 17 jul 2019, 19:07
Primeiro treino Vitória

Davidson marcou o golo que deu o triunfo aos vimaranenses

O Vitória de Guimarães foi a Vila do Conde vencer o Rio Ave por 1-0, naquele que foi o último teste da equipa treinada por Ivo Vieira antes da segunda pré-eliminatória da Liga Europa – os vimaranenses jogam no próximo dia 25 (quinta-feira) com o vencedor do jogo entre os luxemburgueses Jeunessse Esch e o Tobol, do Cazaquistão.  As duas equipas entraram em campo sem apresentar reforços, apenas alguns regressos de empréstimos, mostrando que ainda há muitas arestas para limar.

Os conquistadores, com algumas ausências de peso – André André, Wakaso e Ola John estão lesionados, estiveram melhor no encontro e acabaram por merecer o triunfo. Já Carlos Carvalhal tem ainda muito trabalho pela frente. A equipa não conseguiu ligar bem os setores e raramente conseguiu chegar à baliza contrária. Curiosamente, estas duas equipas vão-se defrontar na primeira jornada do campeonato, também no Estádio dos Arcos.

O Vitória de Guimarães entrou bem no encontro, pressionado alto e não deixando o Rio Ave pensar o jogo. Nos primeiros 15 minutos os vimaranenses conseguiram impor um bom ritmo e criar três boas oportunidades. Marcou numa delas. Davidson pegou no esférico pela esquerda, puxou para o meio e rematou para golo. Paulo Vítor, guardião rioavista, ficou mal na fotografia, acabando por ser mal batido.

Os da casa sentiam dificuldades em ligar o jogo. Tarantini e Jambor ‘colavam-se’ aos centrais e os restantes jogadores faziam uma linha de quatro a frente, não havendo ninguém que construísse jogo. Os passes errados sucediam-se e lances com perigo apena um. Gabrielzinho trabalhou bem pela esquerda e ofereceu o golo a Strkalj, que falhou escandalosamente.

Com o passar do tempo a intensidade baixou e começou a jogar-se muito a meio campo. Perto do destaque, Tarantini e Matheus Reis chocaram de cabeça na área, obrigando a paragem prolongada. O capitão vila-condense teve mesmo de sair de maca, sendo substituído por Filipe Augusto.

Para a segunda parte, Carlos Carvalhal operou três substituições, tentando dar maior acutilância ao ataque. Joca, Murilo e Strkalj deram o lugar a Said, Ronan e Diego Lopes. Já Ivo Vieira fez apenas uma substituição. Saiu Rochinha, dando lugar a João Correia. Contudo, foi novamente o Vitória que entrou melhor.

Aos poucos, o Rio Ave foi tomando conta do jogo, embora sem nunca criar grande perigo. Com as constantes substituições, o jogo baixou de qualidade, ficando bastante confuso e algo quezilento. Rapidamente a partida chegou ao fim com o Vitória a justificar o triunfo.

Estádio dos Arcos (Vila do Conde)

Rio Ave, 0

V. Guimarães, 1

Rio Ave (4x3x3): Paulo Vítor, Júnio Rocha, Messias, Nélson Monte, Matheus Reis, Tarantini, Jambor, Joca, Murilo, Gabrielzinho e Strkalj. Treinador: Carlos Carvalhal

Jogaram ainda: Filipe Augusto, Said, Ronan, Diego Lopes, Vitó, Carlos Alves, Pedro Amaral, Nadjack, Filipe e Martim

Vitória SC (4x3x3): Miguel, Venâncio, Rafa Soares, Tapsoba, Guedes, João Teixeira, Victor Garcia, Rochinha, Al Musrati, Joseph e Davidson. Treinador: Ivo Vieira

Jogaram ainda: João Correia, Douglas, Lucas, Florent, Pedro Henrique, Bondarenko, Blati, André Almeida, Pepê, João Pedro e Rosier

Continue a ler esta notícia