Sócrates deve anunciar hoje candidatura à liderança do PS - TVI

Sócrates deve anunciar hoje candidatura à liderança do PS

José Sócrates

José Sócrates deverá anunciar hoje à tarde a sua candidatura a secretário-geral do PS, depois de António Vitorino, se ter recusado terça-feira a disputar o lugar.

Até ao momento, José Sócrates tem mantido o silêncio sobre a eventualidade de concorrer à sucessão de Ferro Rodrigues na liderança do PS, mas os seus mais directos apoiantes sempre consideraram irreversível a sua candidatura caso António Vitorino se afastasse da disputa pelo cargo.

Na quarta-feira à noite, na reunião da Comissão Política Nacional do PS, José Sócrates não se pronunciou sobre a situação interna após a demissão de Ferro Rodrigues e limitou-se a concordar com o calendário para a eleição do novo líder proposto pelo presidente do partido, Almeida Santos.

Na eleição para o cargo de secretário-geral do PS, prevista para 11 de Setembro, o ex-ministro do Ambiente de António Guterres deverá enfrentar o ex-presidente da Câmara de Lisboa João Soares e o ex- secretário de Estado José Lamego, candidatos anunciados à liderança.

Caso se confirme a sua candidatura, José Sócrates não terá como adversário directo o líder parlamentar do PS, António José Seguro, que excluiu na reunião da Comissão Política a possibilidade de concorrer ao lugar de secretário-geral do partido.

Apesar do silêncio de Sócrates quanto ao seu futuro político, o ex-ministro do Ambiente não se coibiu de fazer um número mediático antes de entrar para a reunião da Comissão Política do PS.

José Sócrates dirigiu-se a um autocarro com militantes do Departamento Nacional de Mulheres Socialistas, que aguardavam a sua chegada, para as cumprimentar com beijinhos e abraços.

«Sou muito popular», afirmou aos jornalistas o provável candidato a secretário-geral do PS.
Continue a ler esta notícia