Escândalo no xadrez: campeão do mundo acusa explicitamente o seu rival de fazer batota - TVI

Escândalo no xadrez: campeão do mundo acusa explicitamente o seu rival de fazer batota

  • CNN
  • Matt Foster
  • 27 set 2022, 19:00
Magnus Carlsen na 44ª Olimpíada de Xadrez de 2022, em Mahabalipuram, a 8 de Agosto de 2022. Foto Arun Sankar AFP Getty Images

Norueguês Magnus Carlsen concretiza insinuações contra norte-americano Hans Niemann. E acusa-o de fazer batota. Mundo do xadrez está em polvorosa.

O campeão mundial de xadrez, Magnus Carlsen, divulgou esta segunda-feira uma declaração confirmando as suas denúncias contra o rival e também mestre de xadrez Hans Niemann, acusando-o de fazer batota.

A declaração, que foi feita através de uma publicação no Twitter, segue-se à recente saída de Carlsen da Taça Sinquefield de 2022, em Saint Louis, após a sua terceira derrota contra Niemann, e a sua retirada contra o americano, após ter feito apenas uma única jogada durante a Julius Baer Generation Cup, a 20 de setembro.

Carlsen não tinha feito anteriormente qualquer acusação explícita de batota contra Niemann, que nega qualquer ato ilícito.

Na declaração, Carlsen afirma: “Quando Niemann foi convidado à última hora para a Taça Sinquefield 2022, considerei fortemente a possibilidade de me retirar antes do evento. Acabei por optar por jogar. Creio que Niemann fez mais batota - e mais recentemente - do que admitiu publicamente”.

“O seu progresso no tabuleiro tem sido invulgar e, durante todo o nosso jogo na Taça Sinquefield, tive a impressão de que ele não estava tenso ou mesmo totalmente concentrado no jogo em posições críticas, ao mesmo tempo que me ultrapassou com peças negras de uma forma que penso que só um punhado de jogadores pode fazer”.

“Este jogo contribuiu para mudar a minha perspetiva”.

Carlsen disse acreditar que “a batota no xadrez é um assunto sério e uma ameaça existencial ao jogo”, e pensar que “os organizadores do xadrez e todos aqueles que se preocupam com a santidade do jogo que amamos deveriam considerar seriamente o aumento das medidas de segurança e métodos de deteção de batota do xadrez sobre o tabuleiro”.

O xadrez sobre o tabuleiro é jogado cara a cara, em vez de online. Carlsen não forneceu pormenores sobre como Niemann pode ter feito batota.

Carlsen observou ainda que não tem qualquer intenção de jogar contra alguém que tenha feito batota repetidamente no passado, porque “não sabe do que é capaz de fazer no futuro”, antes de explicar porque não falou publicamente antes.

“Neste momento, estou limitado no que posso dizer sem autorização explícita de Niemann para falar abertamente”, disse o norueguês de 31 anos.

“Até agora só tenho podido falar através das minhas ações, e essas ações afirmaram claramente que não estou disposto a jogar xadrez com Niemann. Espero que a verdade sobre este assunto venha ao de cima, seja ela qual for”.

A declaração de Carlsen é a última reviravolta de uma saga que tem consumido o mundo do xadrez desde a sua derrota para Niemann e subsequente retirada da Taça Sinquefield.

Na sexta-feira, a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) repreendeu Carlsen numa declaração, por desistir da partida contra Niemann após apenas uma jogada, mas acrescentou que partilhava as “profundas preocupações do mundo nº 1 sobre os danos que a batota traz ao xadrez”.

A FIDE disse também na declaração: “Acreditamos firmemente que existiam melhores formas de lidar com esta situação”.

Dias após o jogo da Taça Sinquefield, Niemann respondeu publicamente às alegações de que tinha feito batota no início da sua carreira no xadrez. O jovem de 19 anos admitiu ter feito batota aos 12 e 16 anos de idade, mas afirmou numa entrevista ao Clube de Xadrez de St. Louis que nunca tinha feito batota em jogos sobre o tabuleiro.

“Estou a dizer a minha verdade porque não quero nenhuma representação deturpada”, disse Niemann. “Estou orgulhoso de mim próprio por ter aprendido com esse erro, e agora dei tudo de mim ao xadrez. Sacrifiquei tudo pelo xadrez”.

Carlsen ganhou a Julius Baer Generation Cup, apesar da sua retirada contra Niemann.

 

 

Continue a ler esta notícia