Argentina: maioria apoia nacionalização da filial da Repsol - TVI

Argentina: maioria apoia nacionalização da filial da Repsol

YPF

Repsol não fez os investimentos necessários, argumentam inquiridos numa sondagem

Uma ampla maioria de argentinos apoia a decisão do governo de Cristina Fernández de Kirchner de expropriar 51% das ações da YPF, filial argentina da petrolífera espanhola Repsol.

De acordo com uma sondagem elaborada pelo Centro de Estudos de Opinião Pública, 74% dos argentinos inquiridos ter-se-ão manifestado de acordo com a decisão do governo de expropriar a petrolífera.

Entre os 67,1% dos cidadãos que dizem conhecer os motivos da expropriação, 35,2% consideram que a Repsol não fez os investimentos necessários e outros 33% entendem que o Estado deve controlar os recursos estratégicos nacionais.

A sondagem publicada este domingo no diário «Página/12», revela ainda que mais de 60% dos argentinos acredita que a empresa será «bem gerida¿»nas mãos do Estado, enquanto 60,9% qualifica de «negativa» a gestão da Repsol, cita a Lusa.

Outros resultados da sondagem dão conta que menos de 3% acreditam que a YPF deve estar em mãos privadas, cerca de 23% consideram que poderia ser administrada por capitais privados argentinos e 70% pensam que a petrolífera deve ser gerida pelo Estado.
Continue a ler esta notícia