BCE afasta recuperação económica antes de 2010 - TVI

BCE afasta recuperação económica antes de 2010

Zona Euro: Prevista recessão em 2009

Inflação vai manter-se bem abaixo de 2% este ano e no próximo

Relacionados
O Banco Central Europeu (BCE) não acredita que a economia da Zona Euro recupere antes de 2010, dando sinais de que deverá voltar a cortar a taxa de juro de referência este ano.

No Boletim Mensal de Março, a instituição diz que a procura global e da área do euro, em particular, vão ser muito fracas em 2009.

Recorde-se que, desde Outubro passado, o BCE reduziu a taxa directora de 4,25% para os actuais 1,5%, o valor mais baixo de sempre. Segundo o banco central, parece que os bancos comerciais estão a repercutir cada vez mais esta redução nas taxas de juro que praticam. Algo que, refere o BCE, indica que «apesar das tensões nos mercados financeiros, o mecanismo de transmissão da política monetária não apresenta dificuldades significativas na Zona Euro».

As novas previsões do BCE

Sobre a inflação, o BCE lembra que as taxas caíram e deverão manter-se significativamente abaixo de 2% este ano e no próximo, graças à descida dos preços das matérias-primas.

Se por um lado, isto constitui uma boa notícia, por outro lado, esta descida da inflação é um sintoma do abrandamento da actividade económica, que recuperará apenas «gradualmente ao longo de 2010».

Na semana passada, recorde-se, o BCE reduziu novamente as suas previsões económicas, prevendo que as economias da Zona Euro registem este ano uma contracção de 3,2 a 2,2%, ou seja, em média, 2,7%, face aos anteriores 0,5%.

Para 2010, o BCE espera que o PIB da área do euro melhorará. As suas previsões para o ano que vem apontam, em média, para uma estagnação, mas o banco admite que a Zona Euro pode contrair-se 0,7% ou crescer 0,7%. A recuperação será impulsionada já pelas medidas de combate à crise.
Continue a ler esta notícia

Relacionados