Suíça pode entrar na «lista negra» dos paraísos fiscais - TVI

Suíça pode entrar na «lista negra» dos paraísos fiscais

dinheiro

Sarkozy diz que tudo depende de resposta das autoridades suíças

Relacionados
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou este domingo que a Suíça pode cair na «lista negra» dos «paraísos fiscais» do G20, caso os critérios a aplicar ao país sejam os da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Questionado sobre a possível integração da Suíça na lista de paraísos fiscais que o grupo das 20 maiores economias mundiais está a preparar, Sarkozy respondeu que «vai depender das respostas que forem dadas» pelas autoridades suíças.

«Mas, no ponto de situação actual e em função dos critérios da OCDE, a resposta tende para o sim», afirmou Sarkozy em Bruxelas, na Cimeira dos líderes europeus, citado pela agência Lusa.

Tem de haver regras para zonas francas

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia concordaram com a necessidade de «obrigar» as zonas francas em todo o mundo «a cumprir as regras dos outros mercados».

No sábado, o ministro das Finanças suíço, Hans-Rudolf Merz, afirmou que o seu país poderá ter de fazer alguns compromissos em relação ao sigilo bancário, para evitar a inclusão dos bancos do país na lista negra.

Assegurou, contudo, que o país «não vai abandonar o sigilo bancário», apenas fazer «concessões pontuais».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE