Almada é finalista do concurso da Semana da Mobilidade - TVI

Almada é finalista do concurso da Semana da Mobilidade

Marcha do Caracol em Almada

Cidade portuguesa concorre ao lado de duas capitais europeias, Budapeste (capital da Hungria) e Zagreb (capital da Croácia)

A cidade de Almada é uma das três finalistas do prémio da «Semana Europeia da Mobilidade 2008», uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia que visa premiar o empenho das autarquias nesta área, noticia a Lusa.

Desde 2001 que Almada participa primeiro no Dia Europeu Sem Carros e depois na actual Semana da Mobilidade, explicou à Lusa Catarina Freitas, directora do departamento de gestão ambiental sustentável da autarquia, salientando que o município aderiu sempre com muito «empenho e motivação».

De entre um painel de dez cidades nomeadas pelo seu esforço e qualidade da dinamização da Semana Europeia da Mobilidade 2008, Almada é uma das três cidades finalistas e concorre ao lado de duas capitais europeias, Budapeste (capital da Hungria) e Zagreb (capital da Croácia).

O tema escolhido por Almada para 2008 foi «Ar Puro para Todos», e a freguesia do Monte de Caparica foi a escolhida para a realização das inúmeras actividades que decorreram de 16 a 22 de Setembro.

Algumas actividades promovidas pela autarquia durante a semana da mobilidade são mantidas ao longo do ano como é o caso da monitorização do ar que resultou de um protocolo assinado com a Faculdade de Ciências e Tecnologia e «é um complemento ao que a CCDR já faz» e desta forma a autarquia «contribui» a nível local, explica a técnica camarária.

«O sucesso destes oito anos deve-se ao facto de ano para ano termos mais actores locais a associarem-se à iniciativa», salienta a técnica.

A originalidade das acções promovidas, as parcerias conseguidas com os actores locais, assim como, a qualidade e diversidade das actividades foram também «elogiadas pelo júri».

As acções de carácter permanente marcaram a candidatura almadense, das quais se destacaram a «conversão de uma área de 16 mil metros quadrados no centro da cidade para zona pedonal» e a «apresentação de novas viaturas eléctricas que equipam toda a frota municipal», reitera a engenheira.
Continue a ler esta notícia