O machismo “é uma doença estúpida”, diz uma das mulheres mais poderosas do mundo - TVI

O machismo “é uma doença estúpida”, diz uma das mulheres mais poderosas do mundo

  • Pedro Santos Guerreiro
  • 3 nov 2021, 21:34

Presidente do Banco Central Europeu admite ser um modelo para muitas mulheres. Poderosa num mundo de homens, Lagarde ainda lida com expressões de machismo

“Às vezes, há expressões dessa doença estúpida, sim”, responde Christine Lagarde quando questionada pela TVI sobre preconceito ou condescendência de homens perante o seu trabalho, enquanto presidente do Banco Central Europeu. Como lida com isso?Com um grande sorriso na cara e sentido de humor”, reage. “Porque é completamente inútil”.

Lagarde é uma das mulheres mais poderosas do mundo e, depois de liderar o FMI, assume agora papel cimento no BCE. A sua intervenção no combate à crise económica provocada pala pandemia Covid-19 foi aliás essencial, juntamente com o de outras duas mulheres, Angela Merkel, chanceler da Alemanha, e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

De visita a Portugal, Lagarde confidencia: “Com toda a modéstia, sei que sou um exemplo para muitas jovens. Quando cheguei a Lisboa, uma das funcionárias do aeroporto disse-me: "A senhora é um exemplo para mim. Continue assim!" Muitas vezes, isso é um sinal de apoio e incentivo que guardo com muito carinho, quando as coisas se tornam difíceis, e às vezes são.”

 

VEJA TAMBÉM

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE