Os médicos estão a ser alertados para uma perigosa moda de pré-treino com o nome “dry scooping”, que alguns praticantes de ginásio estão a aderir. 

Trata-se de comer suplementos puros em pó, em vez de diluí-los em água, como recomendado pelos fabricantes, para fazer um batido.

Um grupo de investigadores, que deram uma palestra durante uma conferência médica nos Estados Unidos, revelaram preocupações sobre a possibilidade de jovens adolescentes estarem a ser influenciados por um largo conjunto de vídeos na Internet.

Os especialistas analisaram a rede social TikTok e contaram milhões de “gostos”.

Os suplementos pré-treino normalmente contêm aminoácidos, vitaminas e outros ingredientes, como a cafeína. A ideia é dar um impulso ao corpo antes de um treino para ajudar na resistência, embora a ciência em torno disso seja irregular.

Mas existem riscos associados à toma de estimulantes que aumentam a energia em demasia.

Uma grande dose de cafeína pode causar efeitos colaterais no coração, incluindo palpitações e batimentos adicionais, ou mesmo perdidos. Uma colher de pó de suplementos puros pode conter tanta cafeína como cinco chávenas de café, afirmam investigadores do Cohen Children's Medical Center, em Nova York, citados pela BBC.

Este choque pode causar "um aumento na pressão arterial e na frequência cardíaca, podendo mesmo levar a distúrbios no ritmo cardíaco". E inalar acidentalmente o pó nos pulmões pode causar asfixia, infecção ou pneumonia, afirmam.

Redação / HCL